PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE EM ASSOCIAÇÃO A REDE PRODEMA (PRODEMA - DOUT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de QUALIFICAÇÃO: WILMA FERNANDES PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILMA FERNANDES PINHEIRO
DATA: 12/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do PRODEMA/UFPB
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CONFORTO TÉRMICO EM ESCOLAS PÚBLICAS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DA ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: arquitetura escolar; microclima; desconforto térmico
PÁGINAS: 133
RESUMO: Baseado no enfoque bioclimático da arquitetura que envolve uma inter-relação entre ambiente construído, elementos climáticos e bem-estar humano, este estudo buscou analisar os princípios da arquitetura bioclimática local e suas relações com as condições de conforto térmico em duas escolas públicas localizadas na região semiárida do Nordeste brasileiro, especificamente na cidade de Cajazeiras/PB. Para a avaliação bioclimática das escolas utilizou-se do monitoramento e registro das variáveis climáticas (temperatura do ar e umidade relativa do ar) em duas etapas, através de aparelhos termo higrômetros HOBO Data Logger U-10 instalados em duas salas de aula de cada escola, sem ocupação, com janelas abertas e portas fechadas. Na primeira etapa foram coletados dados de temperatura do ar e umidade relativa do ar em 7 dias do período seco da região (de 15 a 22 de setembro de 2021). Na segunda etapa, os dados microclimáticos foram coletados durante 7 dias em meses do período chuvoso da região (31 de janeiro de 2022 a 07 de fevereiro de 2022) para fins de análises comparativas. A coleta com salas desocupadas permitiu um maior controle dos dados, pois não sofreu influências do calor interno produzido pela ocupação e também da interferência do sistema de resfriamento. Além das salas de aulas, dois pontos externos, em cada uma das escolas, serviram como referência da temperatura externa. Os resultados demonstraram que os quatro pontos internosmonitorados apresentaram Índice de Desconforto Térmico (IDT) oscilando entre desconfortável à parcialmente confortável. Além disso, os ambientes internos, no período noturno e nas primeiras horas do dia, apresentaram temperaturas mais elevadas que os ambientes externos. Essas constatações comprovaram que os ambientes construídos avaliados nesta pesquisa estão desconectados com os princípios bioclimáticos adequados para essa região do semiárido paraibano. A comparação dos dados climatológicos permitiu observar que as salas de aulas com ventilação cruzada são mais favoráveis ao conforto térmico, nas primeiras horas do dia. As relações dos dados coletados com os materiais utilizados na cobertura, constataram que as telhas de fibrocimento contribuem para o aumento das temperaturas e as telhas de cerâmica e a laje inclinada absorvem menos radiação térmica para o interior do ambiente. A proximidade com vegetação no entorno imediato apresentou-se como um outro parâmetro diferenciador, com influência na diminuição das temperaturas e, sobretudo, no aumento da umidade relativa do ar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2560868 - JOEL SILVA DOS SANTOS
Interno - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA
Interno - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA
Externo ao Programa - 1814687 - LINCOLN ELOI DE ARAUJO