PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE EM ASSOCIAÇÃO A REDE PRODEMA (PRODEMA - DOUT)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: WILMA FERNANDES PINHEIRO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILMA FERNANDES PINHEIRO
DATA: 12/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do PRODEMA/UFPB
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CONFORTO TÉRMICO EM
ESCOLAS PÚBLICAS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO SEGUNDO OS
PRINCÍPIOS DA ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: arquitetura escolar; microclima; desconforto térmico
PÁGINAS: 133
RESUMO: Baseado no enfoque bioclimático da arquitetura que envolve uma inter-relação
entre ambiente construído, elementos climáticos e bem-estar humano, este estudo
buscou analisar os princípios da arquitetura bioclimática local e suas relações com as
condições de conforto térmico em duas escolas públicas localizadas na região
semiárida do Nordeste brasileiro, especificamente na cidade de Cajazeiras/PB. Para a
avaliação bioclimática das escolas utilizou-se do monitoramento e registro das
variáveis climáticas (temperatura do ar e umidade relativa do ar) em duas etapas,
através de aparelhos termo higrômetros HOBO Data Logger U-10 instalados em duas
salas de aula de cada escola, sem ocupação, com janelas abertas e portas fechadas.
Na primeira etapa foram coletados dados de temperatura do ar e umidade relativa do
ar em 7 dias do período seco da região (de 15 a 22 de setembro de 2021). Na
segunda etapa, os dados microclimáticos foram coletados durante 7 dias em meses do
período chuvoso da região (31 de janeiro de 2022 a 07 de fevereiro de 2022) para fins
de análises comparativas. A coleta com salas desocupadas permitiu um maior controle
dos dados, pois não sofreu influências do calor interno produzido pela ocupação e
também da interferência do sistema de resfriamento. Além das salas de aulas, dois
pontos externos, em cada uma das escolas, serviram como referência da temperatura
externa. Os resultados demonstraram que os quatro pontos internosmonitorados
apresentaram Índice de Desconforto Térmico (IDT) oscilando entre desconfortável à
parcialmente confortável. Além disso, os ambientes internos, no período noturno e nas
primeiras horas do dia, apresentaram temperaturas mais elevadas que os ambientes
externos. Essas constatações comprovaram que os ambientes construídos avaliados
nesta pesquisa estão desconectados com os princípios bioclimáticos adequados para
essa região do semiárido paraibano. A comparação dos dados climatológicos permitiu
observar que as salas de aulas com ventilação cruzada são mais favoráveis ao
conforto térmico, nas primeiras horas do dia. As relações dos dados coletados com os
materiais utilizados na cobertura, constataram que as telhas de fibrocimento
contribuem para o aumento das temperaturas e as telhas de cerâmica e a laje
inclinada absorvem menos radiação térmica para o interior do ambiente. A
proximidade com vegetação no entorno imediato apresentou-se como um outro
parâmetro diferenciador, com influência na diminuição das temperaturas e, sobretudo, no aumento da umidade relativa do ar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2560868 - JOEL SILVA DOS SANTOS
Interno - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA
Interno - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA
Externo ao Programa - 1814687 - LINCOLN ELOI DE ARAUJO