PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: MARINA MONTEIRO TORRES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA MONTEIRO TORRES
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala de Vídeo-Conferência - CCSA
TÍTULO: O mercado de trabalho e seus efeitos sobre a saúde dos trabalhadores brasileiros.
PALAVRAS-CHAVES: salário mínimo. atividades físicas. consumo. hábitos saúdáveis.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta Tese de Doutorado é composta por três ensaios em economia do trabalho e economia da saúde. O trabalho procurou inovar ao abordar fatores pertinentes à saúde do trabalhador e fundamentais para o bom desempenho no mercado de trabalho, sobretudo destacando o papel da situação ocupacional, bem como das Atividades Físicas Ocupacionais intensas no desenvolvimento de doenças da coluna. No primeiro ensaio investigou-se como variáveis associadas ao mercado de trabalho se correlacionam com o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Circunferência Abdominal (CA) de jovens adultos no Brasil. Através do método de Regressão Quantílica e dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2013), os resultados apontaram que os indivíduos que acumulavam duas ou mais ocupações apresentaram IMC elevado na mediana (0.5) e quantil superior (0.75) e CA elevada no quantil inferior (0.25). Desempenhar multiplas atividades teve mais relevância no ganho de peso do que a quantidade de horas trabalhadas. Também se verificou que o aumento da renda dos indivíduos foi acompanhado de aumento de peso e medidas. No segundo ensaio analisou-se o impacto da situação ocupacional sobre a frequência de consumo, em dias da semana, de determinados tipos de alimentos. Através do método de pareamento por escore de propensão (Propensity Score Matching) e dados da PNS (2013), as evidências apontaram que: i) o impacto da situação de ocupação sobre o consumo de alimentos industrializados, como refrigerantes, ou alimentos ricos em gorduras saturadas, como carne vermelha, foi maior do que o impacto sobre o consumo de outros tipos de alimentos nutricionalmente recomendados, como legumes ou frutas; ii) a deterioração na alimentação dos indivíduos ocupados foi reforçada pela variável lanches, cujo coeficiente obtido apontou substituição de refeições, como almoço e jantares, por lanches. Dessa forma, embora indivíduos que estejam ocupados possuam renda maior, a escassez de tempo dos trabalhadores força os indivíduos a consumir alimentos nutricionalmente pobres, de fácil acesso e custo monetário baixo. Por fim, no terceiro ensaio procurou-se: (1) identificar o impacto da situação ocupacional sobre as Atividades Físicas no Lazer (AFL) e Atividades Domésticas (AD), através do método Propensity Score Matching; (2) identificar de que forma as Atividades Físicas Ocupacionais (AFO) pesadas refletem na chance de diagnóstico de doenças de coluna, através do modelo de Risco Proporcional de Cox e do modelo probit. Para tanto, os dados da PNS (2013) foram utilizados. Os resultados sugerem que a situação ocupacional reduz o tempo destinado à prática de AFL e AD, sendo a redução da AFL maior do que a redução da AD. Além disso, aqueles que exercem esforço físico intenso no ambiente de trabalho possuem maiores risco de desenvolverem problemas de coluna, tanto no modelo Cox (OR=2.2), como no modelo probit (OR=1.3). Em síntese, esta Tese de Doutorado indica que o acúmulo de ocupações influencia positivamente o peso dos indivíduos, assim como o simples fato de encontrar-se ocupado vêm sendo acompanhado de piora na alimentação, com substituição de refeições por lanches, e redução do tempo dedicado à prática de atividades físicas recreativas. Por fim, a Tese também alerta sobre os perigos de atividades ocupacionais pesadas sobre o risco de doenças ortomusculares.
Presidente - 1524258 - PAULO AGUIAR DO MONTE
Interno - 2476028 - HILTON MARTINS DE BRITO RAMALHO