PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: FRANCISCO DANILO DA SILVA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DANILO DA SILVA FERREIRA
DATA: 22/07/2021
LOCAL: PPGE
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE POLÍTICA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO E O MERCADO DE TRABALHO
PALAVRAS-CHAVES: Política Afirmativa. Educação Superior. Peer Effects. Retorno Salarial. Overeducation.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta tese é composta por três ensaios que avaliam a política afirmativa no ensino superior brasileiro. O primeiro ensaio examina o peer effects sobre o desempenho dos estudantes cotistas e não cotistas, usando dados da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A realização desta investigação utilizou o modelo de mínimos quadrados em dois estágios com erros-padrão robusto em cluster. Para tanto, recorreu-se aos registros administrativos e acadêmicos da UFPB para os anos de 2010 e 2011. Os resultados evidenciam uma redução de 0,14 pontos do peer effect no resultado acadêmico final dos discentes, como também uma segregação do peer effect, isto é, os estudantes são benefi- ciados, academicamente apenas pelos colegas que apresentam a mesma modalidade de ingresso, ressaltando que os estudantes não cotistas exercem efeitos negativos sobre o desempenho dos cotistas. O segundo ensaio tem o objetivo de estimar o impacto da política de cotas sobre o retorno salarial no início de carreira dos egressos cotistas da UFPB. O alcance do objetivo se deu pela associação do balanceamento por entropia com o Propensity Score Matching (PSM), bem como calculou o efeito do tratamento nos quantis 0.25, 0.50 e 0.75 da distribuição de salários. Dessa forma, consideram-se os dados dos alunos egressos de cursos da graduação da UFPB, cuja entrada no curso ocorreu no período de 2010 e 2011 e a conclusão até 2017, conjuntamente com informa- ções do mercado formal de trabalho para o ano de 2018. A princípio, os resultados alcançados sugerem que os ex-alunos cotistas obtêm, em média, um salário hora em torno de 0,10 unidades monetárias inferiores no início de carreira, comparativamente aos egressos não beneficiários da política. Ainda se observou que os efeitos são maiores na mediana e no quantil mais elevado (0.75) da distribuição de salários hora, e que não houve indícios estatísticos de impactos entre os retornos salariais mais baixos. Finalmente, o terceiro ensaio examinou a probabilidade que egressos cotas da educação superior possam estar em situação de overeducation, isto é, trabalhando em ocupações que exigem menor grau de escolaridade. Igualmente ao segundo ensaio, foi empregado o mesmo conjunto de dados e o método de balanceamento por entropia com o PSM. Os resultados indicam para o conjunto de cursos da UFPB que a reserva de vagas não apresenta efeitos sobre a probabilidade dos egressos cotistas possam ser overeducation. Por outro lado, os ex-alunos cotistas, que se encontram no topo da distribuição de salários, bem como aqueles egressos cotistas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas apresentam maior probabilidade de ocupar postos de trabalho que não necessitam de nível superior, isto é, são potencialmente subutilizados no mercado de trabalho.
Presidente - 1813840 - ALESSIO TONY CAVALCANTI DE ALMEIDA
Interno - 1861745 - JEVUKS MATHEUS DE ARAUJO