PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: MARTA AURELIA DANTAS DE LACERDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA AURELIA DANTAS DE LACERDA
DATA: 26/10/2021
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ENSAIOS SOBRE ECONOMIA DA EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho Infantil; Escolaridade. Pronaf. Proficiência. Capital Cultural dos Professores.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: A tese é composta por dois ensaios empíricos relacionados a economia da educação. O primeiro ensaio tem como objetivo analisar o efeito do crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) per capita sobre a escolaridade e o trabalho das crianças, investigando se existem evidências dos efeitos renda e/ou substituição dos indivíduos/famílias daqueles municípios que receberam o crédito acima da média no Brasil rural. Para mensurar o efeito do crédito nas escolhas feitas sobre o trabalho infantil e as decisões de escolaridade, foram utilizados um logit ordenado (o agregado familiar enfrenta a escolha discreta: 0- a criança só trabalha, 1- trabalha e estuda, e 2- só estuda), e o Propensity Score Matching (PSM), o grupo de tratamento nesse estudo são as famílias/indivíduos dos municípios que obtiveram uma soma de crédito per capita acima da média nacional. Os dados referentes as características dos indivíduos são do Censo Demográfico de 2010 oriundo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e as informações sobre o crédito do Pronaf foram obtidos através do Banco Central do Brasil (BACEN). O recorte foi feito com crianças de 10 a 15 anos que residem na zona rural brasileira. Os resultados do logit ordenado apontam que a maior renda familiar aumenta a probabilidade da criança trabalhar ao invés de trabalha/estudar, além de reduzir as chances da criança só estudar em relação a dispender o tempo com estudo/trabalho. Pelo PSM foi observado que o Pronaf tem um impacto adverso sobre o trabalho infantil. O segundo ensaio tem a finalidade de mensurar o efeito do capital cultural dos professores sobre as proficiências de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5° ano do ensino fundamental, a partir dos dados do Saeb 2017, analisando se este pode contribuir para o melhor rendimento dos alunos e, por consequência, atenuar a desigualdade educacional entre o meio rural e urbano brasileiro. Através do método de dois estágios, o capital cultural dos professores foi instrumentalizado pela oferta de atividades culturais oriundas da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) para o ano de 2014 (IBGE). Foi evidenciado que o capital cultural dos professores impacta no rendimento dos alunos de Língua Portuguesa e Matemática nas áreas rural e urbanas. Na decomposição quantílica para ambas as proficiências e nas duas áreas, o efeito sobre do aprendizado é maior na distribuição das menores notas. Em termo gerais, o índice e o efeito do capital cultural dos professores que lecionam na área rural são maiores.
Externo à Instituição - FRANCISCO SOARES DE LIMA
Externo ao Programa - 388012 - JORGE LUIZ MARIANO DA SILVA