PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: ALEXSANDRO GONCALVES DA SILVA PRADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRO GONCALVES DA SILVA PRADO
DATA: 16/12/2021
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ENSAIOS SOBRE O USO REPETIDO DO SEGURO-DESEMPREGO
PALAVRAS-CHAVES: Seguro-desemprego. Reincidência. PRONATEC. Efeito exaustão. Duração do desemprego.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta tese é composta por três ensaios que avaliam o uso repetido do Seguro-Desemprego brasileiro. O primeiro ensaio investiga a extensão e a natureza do uso repetido do seguro- desemprego a partir das características socioeconômicas, geográficas, tempo de trabalhado, recebimento de benefícios. Para isso, analisou-se os acessos de cada usuário do programa de seguro-desemprego entre os meses de julho de 2019 e julho de 2020 tendo como fonte a Base de Gestão do Seguro-Desemprego (BGSD). Os resultados obtidos, a partir do modelo logit cumulativo sem chances proporcionais, indicam que as características de maior probabilidade na determinação da reincidência ao seguro-desemprego foram indivíduos nas maiores faixas etárias, em menores níveis de escolaridade e faixa salarial, do sexo masculino, trabalhadores dos setores da construção civil e indústria, residentes em regiões metropolitanas e o recebimento de benefícios. Maiores faixas de tempo trabalhado e residência em regiões metropolitanas contribuíram para minorar a reincidência. Tendo em vista os efeitos adversos quanto ao uso repetido do seguro-desemprego e a inserção de critérios mais rígidos para recebimento de benefícios atrelados a participação em programa de qualificação, o segundo ensaio analisou o impacto do Decreto n.o 8.118 sobre o uso repetido do seguro-desemprego. A amostra compreende requerimentos de seguro-desemprego em base diária entre 2013 e 2015 obtidos a partir da Base de Gestão do Seguro-Desemprego (BGSD) em conjunto com a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Para atingir o objetivo foi empregado o PSM (Propensity Score Matching), pelo método pelo método NNM (Nearest Neighbor Matching), associado ao modelo de diferenças-em-diferenças com estimadores duplamente robustos. Os achados sugerem que a inserção de política ativa no seguro-desemprego promovida pelo Decreto N.o 8.118 não foi empecilho para o comportamento reincidente dos beneficiários do programa de Seguro- Desemprego brasileiro. Por fim, o terceiro ensaio analisou o efeito exaustão e os determinantes da duração do desemprego entre os usuários do sistema de seguro-desemprego não reincidentes e reincidentes. Foram utilizados microdados da BGSD conjuntamente com RAIS entre janeiro de 2010 e julho de 2020 com modelos de duração não paramétrico (Kaplan-Meyer), semiparamétrico (Cox) e paramétrico (Weibull). Os resultados revelam que a probabilidade condicional de sair do desemprego cresce do primeiro até o sétimo mês de desemprego, quando atinge um ponto de máximo, decaindo a partir daí, caracterizando o efeito exaustão entre trabalhadores reincidentes e não reincidentes. Considerando as caraterísticas individuais, observou-se que os reincidentes apresentaram maior probabilidade de duração no desemprego. Destaca-se ainda que as estimativas paramétricas, corroboradas pela semiparamétricas, revelam que caraterísticas como raça branca, com maiores salários, mais horas trabalhadas no último emprego, homem, com menor nível instrução (fundamental) e residentes nas regiões Centro- Oeste e Sul aumentam a probabilidade de duração do desemprego.
Externo à Instituição - FRANCISCO SOARES DE LIMA
Externo ao Programa - 2492048 - HELIO DE SOUSA RAMOS FILHO