PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: FILIPE ALRELIO GOMES DA SILVA

DISCENTE: FILIPE ALRELIO GOMES DA SILVA
DATA: 24/02/2022
LOCAL: VIRTUAL SALA DE AULA
TÍTULO: INCOMPATIBILIDADE ESCOLARIDADE-OCUPAÇÃO NO BRASIL: INCIDÊNCIA DE SOBRE-EDUCAÇÃO DE MÃO DE OBRA OU ESCASSEZ DE EMPREGOS QUALIFICADOS.
PALAVRAS-CHAVES: mercado de trabalho; sobre-educação; RAIS; efeitos fixos
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: O mercado de trabalho brasileiro passou por mudanças significativas nas últimas décadas, dentre as quais, o aumento de trabalhadores com educação superior. Entretanto, existe um desequilíbrio causado pela sobre-educação, ocasionando ineficiência, queda de produtividade por baixos salários e insatisfação com empregos não compatíveis. O objetivo desta dissertação é explicar se, no Brasil, a sobre-educação é provocada por fatores de oferta de mão de obra ou de demanda de emprego. Para isso, tendo como base um painel de dados oriundo da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do período 2010-2019, foram analisadas variáveis micro e macroeconômicas, além de estimados modelos de efeitos fixos (within) e erros padrão robusto de Newey-West. Os resultados encontrados apontam que a sobre-educação é causada tanto pelo aumento de trabalhadores com ensino superior quanto pela diminuição da demanda por empregos qualificados. Fatores econômicos como especialização de poucas profissões e aumento de empregos no setor industrial também impactam positivamente na sobre-educação. Por fim, conclui-se que o País deve adotar políticas públicas visando não apenas elevar o nível da qualificação dos trabalhadores, mas também melhorar a qualidade de ensino e criar condições econômicas favoráveis para que o crescimento da demanda por empregos qualificados esteja diretamente correlacionado à ao da oferta de trabalhadores qualificados e, assim, o mercado alcance um melhor resultado na alocação dos trabalhadores.
Externo ao Programa - 2492048 - HELIO DE SOUSA RAMOS FILHO
Presidente - 1524258 - PAULO AGUIAR DO MONTE