PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: JOÃO ANDERSON DA SILVA FELIX

DISCENTE: JOÃO ANDERSON DA SILVA FELIX
DATA: 25/02/2022
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Utilizando preços on-line dos produtos dos supermercados para mensurar o custo da cesta básica: uma análise em tempo real para o município de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Cesta Básica. Coleta on-line. web scraping. Séries temporais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Com a crescente disponibilidade de preços on-line e com novas formas de coleta de dados como web scraping, abrem-se possibilidades para que dados sejam coletados de forma automática, assim, permitindo que se possa construir novos índices de preços ou seguir metodologias de órgãos estatísticos oficiais. Os métodos tradicionais de coleta de dados, como a pesquisa presencial, podem demandar elevados níveis de recurso e tempo. Por isso, esse trabalho tem o propósito de acompanhar os custos de uma cesta de produtos alimentícios para o município de João Pessoa, diariamente e de forma automática. Para alcançar este objetivo, Foi construído um algoritmo para a coleta de preços para produtos fornecidos na região metropolitana de João pessoa, Paraíba. Desta forma, destaca-se, a importância no acompanhamento na variações de preços, variação esta, que pode comprometer o poder de compra das famílias e ser um vetor de desigualdade de renda.
Presidente - 1848107 - CASSIO DA NOBREGA BESARRIA
Interno - 1861745 - JEVUKS MATHEUS DE ARAUJO