PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: MARCELLE PEREIRA GONÇALVES

DISCENTE: MARCELLE PEREIRA GONÇALVES
DATA: 25/04/2022
LOCAL: VIRTUAL SALA DE AULA
TÍTULO: PROGRAMA DE PESQUISA PARA O SUS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE A PROMOÇÃO DA EQUIDADE REGIONAL EM PESQUISA CIENTÍFICA EM SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: PPSUS, economia da saúde, financiamento de pesquisa
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Este trabalho é uma contribuição a literatura de avaliação de políticas públicas, nas áreas de saúde e educação. A escolha do PPSUS como objeto de estudo se deve a sua multidisciplinaridade. É um programa em sua essência da área de educação por ser um instrumento de financiamento de pesquisa científica e da área de saúde e adjacentes por se tratar do apoio financeiro a pesquisa de temas prioritários do SUS. O programa tem por objetivo promover a pesquisa nacional em saúde através da observância das particularidades e fragilidades regionais do Sistema Único de Saúde brasileiro. Este trabalho se propõe a avaliar o impacto qualitativo e quantitativo do Programa nos anos 2002 a 2018 sobre a produção acadêmica de artigos em prisma geral e regional, a partir do método diferença em diferença. Os resultados encontrados apontam que o PPSUS é um programa efetivo por proporcionar o aumento de publicações de artigos atrelado ao aumento de qualidade da produção científica dos pesquisadores financiados, porém não há evidência que o programa alcançou o objetivo de promover a igualdade regional no aspecto pesquisa científica em saúde.
Interno - 1813840 - ALESSIO TONY CAVALCANTI DE ALMEIDA
Presidente - 1861745 - JEVUKS MATHEUS DE ARAUJO