PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: EMANUELLE ALICIA SANTOS DE VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUELLE ALICIA SANTOS DE VASCONCELOS
DATA: 22/02/2017
LOCAL: SALA MUITIMIDIA DO CCSA
TÍTULO: DESEMPENHO ESCOLAR NO BRASIL: EFEITOS DO TAMANHO DA TURMA, IMPACTOS DA QUALIFICAÇÃO DOCENTE E A RELAÇÃO COM OS CUSTOS EDUCACIONAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Tamanho da turma. Qualidade docente. Práticas Pedagógicas. Economias de Escala. Economias de Escopo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta tese e composta por tres ensaios, inerentes a Economia da Educacao, que buscam fornecer abordagens alternativas para as analises das relacoes existentes entre alguns fatores escolares e o desempenho educacional discente. No primeiro ensaio, buscou-se investigar os efeitos decorrentes do tamanho da turma, segundo as composicoes das salas das aulas. Mediante as estrategias metodologicas de pareamento, o Propensity Score Matching (PSM) e o Generalized Propensity Score (GPS), aplicadas aos microdados do SAEB, para o ano de 2011, encontraram-se indicios de uma relacao negativa entre as notas dos alunos e o tamanho da turma, especialmente a partir de 25 estudantes. Os resultados tambem sugerem que os impactos negativos, decorrentes do aumento do numero de alunos por sala de aula, tendem a ser suavizados em turmas formadas pelo criterio de homogeneidade de notas, ao tempo em que as turmas mais heterogeneas registram um acirramento desses efeitos nocivos. No segundo ensaio, visando estimar o impacto da qualidade do professor sobre os resultados escolares discentes em Matematica, recorreu-se aos estimadores de efeitos fixos da escola (estimadores within) aplicados os microdados do SAEB para o ano de 2011. Os principais achados apontam que dentre as variaveis que compoem o vetor de qualidade docente, as praticas pedagogicas adotadas em sala de aula mostram-se mais relevantes do que atributos como a formacao academica e a experiencia, por exemplo, que sao tradicionalmente considerados como medidas de “qualidade docente”. Ademais, identificou-se que as estrategias de ensino consideradas mais tradicionais, baseadas na repeticao e memorizacao, parecem nao oferecer contributos para o desenvolvimento das habilidades cognitivas discentes, no ensino da Matematica. Os achados tambem apontam que os efeitos dessas praticas sao mais perceptiveis em estratos sociais mais elevados, em detrimento dos grupos inseridos em contextos socioeconomicos menos favorecidos. No terceiro ensaio, apresenta-se um estudo de caso aplicado ao sistema de ensino publico do estado da Paraiba. O objetivo principal da pesquisa foi identificar a existencia de economias de escala e escopo na estrutura produtiva dos servicos educacionais ofertados pelo estado. Para tanto, mediante uma base de dados fornecida pela Secretaria do Estado de Educacao da Paraiba (SEE-PB), adotou-se como abordagem metodologica a estimacao de uma funcao de custo multiprodutos, do tipo transcendental logaritmica. Um dos principais achados sugere que, na producao de matriculas, as escolas paraibanas estao operando em um trecho de economias de escala e que as mesmas poderiam economizar custos ofertando mais de um nivel de ensino em uma mesma unidade escolar. Ademais, os resultados dao indicios de que os custos educacionais apresentam correlacoes estatisticas apenas com os produtos quantitativos, como o numero de matriculas, nao apresentando correlacoes com os produtos que visam captar a qualidade do ensino ofertado, como taxa de aprovacao e proficiencia, por exemplo.
Interno - 1813840 - ALESSIO TONY CAVALCANTI DE ALMEIDA
Presidente - 1487310 - IGNACIO TAVARES DE ARAUJO JUNIOR