PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: MARÍLIA MARTHA FRANÇA SOUSA

DISCENTE: MARÍLIA MARTHA FRANÇA SOUSA
DATA: 22/02/2019
LOCAL: Sala Designada da Coordenação do PPGAV-UFPE
TÍTULO: ENSINO DE ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL: UMA AÇÃO EDUCATIVA EM TORNO DA AZULEJARIA LUSO-BRASILEIRA DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Patrimônio Cultural; Azulejos luso-brasileiros; Centro Histórico de São Luís; Ensino e Aprendizagem da Arte
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O centro historico da cidade de Sao Luis do Maranhao possui um dos mais significativos acervos em azulejos luso da America Latina. Este acervo, resguarda pecas de ceramica esmaltada resultado de uma troca intercultural entre Brasil e Portugal que atravessou o alem-mar. Contudo, parte deste relicario de memoria e historia esta se perdendo no tempo, em decorrencia de varios fatores, incluindo os atos de vandalismo por parte da propria populacao, que na maioria das vezes, desconhece a importancia do acervo e em virtude das politicas publicas de preservacao, que acabam tornando-se insuficientes no tocante a fiscalizacao e incentivos financeiros para a manutencao dos bens culturais brasileiros. Acredito, que para preservar e preciso conhecer. Pensando nisso, este trabalho de pesquisa apresenta os desdobramentos de uma acao educativa realizada na instituicao de ensino Neiva Moreira de Santana, uma escola publica municipal localizada na cidade de Sao Luis do Maranhao. A pesquisa pratica foi realizada com turmas de ensino fundamental do 7º ano. A metodologia utilizada em campo foi a pesquisa-acao. O objetivo da investigacao, bem como da acao educativa, esteve voltado para a realizacao do dialogo entre ensino das artes visuais e patrimonio cultural, com foco para o acervo de azulejos luso-brasileiros existentes na capital ludovicense. Tracado o objetivo, a questao de pesquisa visou apresentar quais metodos, recursos e estrategias foram utilizados no processo de ensino aprendizagem para com os interlocutores participantes da investigacao. Uma vez que se faz necessario conhecer cada vez mais as praticas e mecanismos utilizados pelos professores de arte na sala de aula, bem como, a devolutiva dos aprendizes no decorrer deste processo, cujo um dos objetivos, foi sensibiliza-los para o reconhecimento e valorizacao do patrimonio cultural da sua cidade.
Interno - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE
Presidente - 371.293.174-34 - MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL - UFPE