PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: EDILANIA VÍVIAN SILVA DOS SANTOS

DISCENTE: EDILANIA VÍVIAN SILVA DOS SANTOS
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Sala Designada da Coordenação do PPGAV-UFPB
TÍTULO: VISUALIDADES ANTIRRACISTAS DE MULHERES NEGRAS NO CARIRI CEARENSE
PALAVRAS-CHAVES: Identidade. Mulheres Negras. Racismo. Redes Sociais. Visualidades.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa decorre de problematizacoes relativas as narrativas visuais de mulheres negras do Cariri cearense, tendo por base a pesquisa autobiografica e a producao de visualidades nas redes sociais, com enfase na pagina do Facebook do Grupo de Mulheres Negras (Pretas Simoa). Objetiva apontar as raizes culturais arraigadas a ideia de raca/racismo; para isso, foi feito uma revisao historica sobre este conceito. A Cultura Visual foi a abordagem teorica e metodologica escolhida para essa investigacao, por refletir sobre a producao, recepcao e fruicao de imagens vinculadas a varios contextos. Foi realizada uma reflexao por meio da historia de vida da autora, observando a encarnacao do racismo e suas atitudes de resistencia diante desse discurso performado por meio de fotografias. Partindo do mesmo pressuposto, foram analisadas as visualidades publicadas no Facebook do Grupo de Mulheres Negras (Pretas Simoa). A escolha do respectivo grupo justifica-se por serem conterraneo da autora e experienciarem os mesmos atravessamentos da cultura racista local. O referido grupo se intitula como coletivo feminino empoderado que exerce seu ativismo na regiao do Cariri cearense em prol do feminismo negro, da historia, da identidade, da poesia e na luta contra racismo e sexismo. Os discursos e simbologias obtidos pelos estudos das visualidades autobiograficas e do ciberativismo do grupo em questao apresentam o racismo como fenomeno multifacetado, dispersado nas variaveis de genero e raca.
Presidente - 1050968 - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO
Interno - 1222028 - MARIA EMILIA SARDELICH