PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: Teresinha Maria de Castro Vilela

DISCENTE: Teresinha Maria de Castro Vilela
DATA: 16/03/2012
LOCAL: UFPB
TÍTULO:

ENSINO DAS ARTES VISUAIS E ESPAÇOS EXPOSITIVOS: LIMITES E POSSIBILIDADES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CABEDELO/PB

PALAVRAS-CHAVES:

Mediação cultural. Acessibilidade cultural. Ensino das Arte

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

Reconhecendo a escola como a via mais importante para promover a visitação às exposições artísticas e para a democratização do acesso à arte e à cultura buscou-se, nesse trabalho investigar os possíveis entraves que dificultam o acesso das Escolas Públicas aos espaços expositivos artísticos. Neste contexto analisam-se conceitos tais como mediação cultural e acessibilidade cultural. Foi tomado como base a prática de cinco Escolas Públicas do município de Cabedelo – PB e de dois espaços expositivos da cidade de João Pessoa que desenvolvem ações educativas em seus programas. Os resultados obtidos identificaram a ausência de transporte regular, seguidos da ausência de algumas ações dos programas educativos, que facilitariam a aproximação entre estes dois espaços como um dos empecilhos mais determinantes que dificultam o acesso do público estudantil aos espaços expositivos.

Presidente - 337168 - LIVIA MARQUES CARVALHO
Interno - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFMG