A imagem no Ensino das artes visuais em escola públicas da cidade de Sumé-PB
Palavras–Chave: Imagem, Ensino de Arte, Sala de Aula.
Esta pesquisa tem como foco de estudo as imagens que professores/as do Ensino Fundamental II escolhem, abordam e exploram nas aulas de Arte em escolas públicas de Sumé/PB. A investigação será desenvolvida em três turmas, 8º e 9º anos, de duas escolas estaduais de Sumé/PB de bairros diferentes, com a participação dos alunos e professores/as que lecionam Arte nestas turmas. O estudo será fundamentado nos estudos que tem se desenvolvido sobre as temáticas: imagem, educação do olhar, ensino de arte, cotidiano escolar. A pesquisa de campo contará com a aplicação de questionário com questões norteadoras sobre o perfil e a atuação dos professores/as, além de um questionário voltado para o aluno sobre o ensino e aprendizagem em Arte. Entrevistas individuais e interativas com os participantes para reunir informações, questionamentos e ideias sobre as motivações que orientam os professores/as em suas escolhas de imagens para a prática pedagógica e a forma que as utilizam em sala de aula, e sobre as interpretações e significados que elas propõem aos alunos na construção do olhar/ conhecimento /visão de mundo. Investigação e análise de documentos diversos, como diários escolares, plano de curso, fotos, imagens, jornais, sites, blogs, arquivos, depoimentos, sobre a cidade, o campo da educação na cidade e as imagens produzidas pelos alunos em sala de aula e veiculadas pelos os professores em suas práticas pedagógicas.