PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CARLOS HENRIQUE ROMEU CABRAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS HENRIQUE ROMEU CABRAL
DATA: 11/05/2012
HORA: 14:00
LOCAL: UFPB
TÍTULO: COR, FORMA E COMPOSIÇÃO NA PINTURA PRÉ-COLONIAL EM PERNAMBUCO
PALAVRAS-CHAVES: Pré-História. Pintura. Processo
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

A dissertação apresentada foi concebida através de diversas visitas realizadas no sítio do Boqueirão, distrito do município de Venturosa – PE, onde foram identificadas manifestações pictóricas que oferecem rico material para o estudo do processo gráfico desenvolvido pelos respectivos autores de tais ações. A área de estudo é definida a partir de um sítio arqueológico com pinturas rupestres ainda não datadas e impressas em uma formação granítica que se destaca no meio do vale do Ipanema. Os trabalhos pictóricos presentes na superfície rochosa apresentam-se dentro de um estilo predominantemente geométrico, refletindo complexos processos gráficos que se utilizam da pintura como veículo de expressão. A partir da identificação e análise dos conjuntos gráficos, observam-se os aspectos ligados à forma, ao ritmo, às combinações técnicas, hierárquicas e estruturais que caracterizam esteticamente o objeto de pesquisa e também peculiaridades relacionadas às formas de exposição e conservação da produção visual em questão. Analisando o material gráfico selecionado, verificamos a presença do ponto, da linha, do plano e da cor como elementos estruturais da morfogênese impressa nas superfícies líticas. Esse material expressivo será observado em diferentes contextos que possibilitem uma reunião de informações sobre as características históricas, culturais e estéticas presentes no objeto de estudo. Partindo de referenciais teóricos de diversas áreas do conhecimento acadêmico, o processo de análise das pinturas do sítio arqueológico Pedra da Buquinha, presente neste trabalho, apresenta-se de maneira interdisciplinar, investigando as relações entre os contextos e as estruturas visuais inerentes ao objeto analisado. Dessa forma, torna-se possível, com o trabalho proposto, fomentar um universo de pesquisa interdisciplinar, analisar esse tipo de produção visual pré-histórica como parte de um sistema de representação visual e reinterpretá-lo principalmente através de referenciais teóricos que permeiam os estudos científicos em Artes Visuais. Constituem etapas diferentes e complementares da pesquisa: um levantamento bibliográfico que contextualiza e relaciona-se com o objeto pesquisado, o trabalho de pesquisa em campo, onde foi possível visitar as fontes primárias e organizar um banco de dados através de coletas fotográficas e da realização de decalques e, por fim, a última etapa do trabalho se apresenta através da construção do texto dissertativo. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 523.248.004-97 - EVERARDO ARAÚJO RAMOS - UFRN
Presidente - 000.000.000-00 - MADALENA DE FATIMA ZACCARA PEKALA - null
Externo ao Programa - 870.046.904-15 - ROBERTA RAMOS MARQUES - UFPE