Este dissertação é uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, cujo objeto de estudo é a microssérie Hoje é dia de Maria, adaptada para televisão pelo diretor Luiz Fernando de Carvalho, com base na obra homônima de Carlos Alberto Soffredini, sobre a fala caipira. O corpus é formado por frames selecionados das duas jornadas da obra televisiva analisada. Teoricamente fomos norteados pelas concepções de hodridismo estético preconizado por Narlöch; as noções sobre cenografia vieram de Manttovani, Roubine entre outros. A metodologia utilizada une análise de frames a reflexões semióticas, fundamentadas, principalmente, a partir de Goffman, Pierce, Deleuze e Guattari. Objetivo é estudar a influência das artes visuais no processo cenográfico de criação audiovisual da microssérie, assim como as inter-relações entre os campos da comunicação e das artes visuais. A ênfase da análise aponta para qualidade estética cenográfica produzida a partir da proposta de reciclagem artesanal com artefatos heteróclitos, o que faz desta obra audiovisual um diferencial dentre as demais produções do gênero na televisão aberta brasileira. Como resultado, observamos que a microssérie Hoje é dia de Maria apresenta convergência entre as artes visuais e a comunicação através da cenografia, podendo ser considerada uma peça artística que dialoga com as artes visuais por meio da hibridação de linguagens, da história da arte e através das poéticas visuais obtidas pelo contexto cenográfico.