Esta pesquisa busca responder a questão: “Quais concepções nortearam as discussões teóricas dos CONFAEBs realizados nos anos de 2001 a 2010?”. Com o título “CONFAEB: concepções em processo (2001 a 2010)", desenvolvo esta dissertação abordando as denominações da arte na educação durante os períodos do ensino de arte no Brasil, segundo Nascimento (2005) e exponho, no primeiro capítulo, as concepções que baseiam a arte na educação na contemporaneidade. No segundo capítulo, abordo a relação que existe entre a FAEB, CONFAEBs e suas concepções através da trajetória da FAEB ao longo da história da arte na educação e breve histórico dos CONFAEBs que foram realizados de 1988 a 2011. No terceiro capítulo, exponho o resultado das entrevistas realizadas com os organizadores dos CONFAEBs realizados entre 2001 e 2010 e, a partir de suas respostas, relaciono algumas concepções mais persistentes mencionadas pelos sujeitos da pesquisa. No capítulo quatro, abordo as programações dos CONFAEBs conforme seus anais e analiso, no final do capítulo, as concepções que nortearam as discussões teóricas nos CONFAEBs de 2001 a 2010 que foram mais presentes nessas discussões. Nas considerações finais, faço uma reflexão sobre a relação dos quatro capítulos com as concepções que foram base nas discussões teóricas dos CONFAEBs e sugiro alguns temas para pesquisas futuras, citando Richter, apud Barbosa, 2008.