O presente estudo tem como objetivo investigar, discutir e aprofundar a compreensão sobre os processos criativos do artista visual e crítico de arte paraibano Raul Córdula, no tratamento que este dispensa à palavra enquanto imagem plástica hibrida impregnada de memórias, posicionamentos políticos e incursões pelo seu imaginário particular, bem como por referências do simbólico coletivo, onde se discutem questões da arte-e-vida no panorama da cultura visual contemporânea, amalgamando o universo da escritura ao das artes visuais. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, expositiva, na modalidade estudo de caso, cujas investigações e conclusões têm fundamento na produção do sujeito-estética, focada numa abordagem crítica genética que se dá no entremeio do discurso intersemiótico, considerando a apropriação da palavra uma ressignificação de sua potência lexical, ponto sinergético de múltiplas leituras abertas plurilaterais. Esta dissertação pretende apontar e discorrer acerca das concepções e práticas enunciativas do artista sedimentadas no exercício peculiar do poder verbalizar e plasmar suas idéias através de elementos sintáticos da oralidade inscritos nos suportes e categorias expressivas instituídas no universo das artes visuais, conferindo deste modo à re-apresentação da palavra sentidos intertextuais e intersemióticos, afirmando-se como intensa reverberação interdiscursiva e dialógica, pertinente à produção expansiva da arte na contemporaneidade.