PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: LÍBNA NAFTALI LUCENA FERREIRA

DISCENTE: LÍBNA NAFTALI LUCENA FERREIRA
DATA: 17/12/2012
LOCAL: UFPB
TÍTULO: IMAGENS DA ARTE: A CIDADE DE SUMÉ/PB E O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras–Chave: Imagem. Ensino de Arte. Cotidiano.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo investigar que imagens são veiculadas nas aulas de artes visuais em escolas públicas de Sumé/PB, sendo o foco do estudo as imagens que professoras do Ensino Fundamental II escolhem, abordam e exploram nas aulas de Arte. A investigação foi desenvolvida em três turmas, 8º e 9º anos, de duas escolas estaduais de Sumé/PB de bairros diferentes, com a participação dos alunos e professoras que lecionam Arte nestas turmas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que está fundamentada nos estudos que tem se desenvolvido sobre as temáticas: imagem, educação do olhar, ensino de arte, cotidiano escolar. A pesquisa de campo contou com a aplicação de questionário com questões norteadoras sobre o perfil e a atuação das professoras; entrevistas individuais e interativas com os participantes para reunir informações; questionamentos e ideias sobre as motivações que orientam as professoras em suas escolhas de imagens para a prática pedagógica e a forma que as utilizam em sala de aula e as interpretações e significados que elas propõem aos alunos na construção do olhar/ conhecimento /visão de mundo. Investigamos e analisamos documentos diversos como diários escolares, plano de curso, fotos, imagens, jornais, sites, blogs, arquivos, depoimentos, sobre a cidade, o campo da educação na cidade e as imagens produzidas pelos alunos em sala de aula e veiculadas pelos professores em suas práticas pedagógicas. O estudo mostra que a formação acadêmica, as experiências pessoais e profissionais das duas professoras interferem, diferentemente, e diretamente no processo de ensino/aprendizagem e nas concepções de arte veiculadas no interior escolar. As professoras diferem das metodologias, materiais, recursos e conteúdos aplicados, porém, em comum desenvolvem com seus alunos trabalhos artísticos referentes a manifestações culturais, como o Carnaval e o São João. As imagens veiculadas na sala de aula são divergentes, enquanto uma das professoras aborda imagens de desenhos pedagógicos e estereotipadas a outra trabalha com imagens da arte, sejam elas dos “grandes mestres” ou de artistas ditos “populares”. A pesquisa aponta a ausência da produção sumeense em sala de aula, apesar de existir um acervo considerado na cidade. Por fim, os alunos apresentaram os significados, os interesses e as interpretações relacionadas aos conteúdos, atividades e imagens veiculadas nas aulas, em comum todos manifestaram o gostar e ter prazer pela aula de arte, porém de maneira diferenciada em consequência da prática pedagógica desenvolvida por cada professora que afeta de maneira direta a percepção dos alunos.

Interno - 337168 - LIVIA MARQUES CARVALHO
Presidente - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE