PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: CLICIA TATIANA ALBERTO COELHO

DISCENTE: CLICIA TATIANA ALBERTO COELHO
DATA: 08/02/2013
LOCAL: UFPB
TÍTULO: Imagens de celulares e práticas culturais juvenis no cotidiano escolar
PALAVRAS-CHAVES: Cotidiano escolar; Telefone celular; dispositivo pedagógico; narrativa visual; cultura juvenil.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

O aumento das possibilidades de acesso a produtos de tecnologia sem fio, como o telefone celular, que nos últimos anos passou por diversas transformações, tanto em sua estrutura física quanto em suas funcionalidades, têm desencadeado discussões acerca de sua inserção e influência no campo educacional. Mais que um meio de comunicação móvel, esse dispositivo tornou-se um produto com múltiplos recursos e com grandes probabilidades de interação, de forma que, todas essas características têm atraído o interesse de sujeitos de todas as classes sociais e faixas etárias. Dentro desse contexto, esta investigação objetivou analisar as narrativas imagéticas (fixas e móveis) e orais que um grupo de estudantes do 9º ano, da Escola Estadual do Ensino Fundamental Antônio Cordeiro Pontes, na cidade Macapá/AP-BR, armazenavam e transportavam, diariamente, em seus telefones celulares, e como as professoras de Arte desta mesma escola pensavam e reagiam sobre tais imagens. A investigação partiu do pressuposto de que as concepções de arte fundamentam a prática pedagógica do professor e são determinantes para a problematização das questões em relação aos desafios do ensino de Arte na contemporaneidade, adentrou no universo das culturas juvenis para compreender como os adolescentes pensam e agem cotidianamente e como se relacionam com a cultura da imagem. Orientada por uma abordagem qualitativa e exploratória de métodos mistos, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, quanto ao princípio de delineamento, em relação à geração e análise de dados, explora entrevistas semiestruturadas (individual e discussão de grupo focal) e a análise de discurso. Compreendendo que dá voz aos colaboradores da pesquisa, potencializa os discursos gerados, envolve os sujeitos e produz sentidos significativos.

Externo ao Programa - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Presidente - 1050968 - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO