Este trabalho pretende analisar comparativamente alguns aspectos de Mise-en-scène de três animações nacionais contemporâneas realizadas com o foco na temática nordestina: “Até o sol raiá” (Dir.: Fernando Jorge e Leanndro Amorim, 2007), "Josué e o Pé de macaxeira"1F (Dir.: Diogo Viegas, 2009) e “Three Little Birds” (Dir.: Lula Buarque e Fábio Soares, 2003). (Mediante a massificação da cultura euro-americana através de suas animações disseminadas pela indústria cultural, temos incorporado padrões técnicos e estilísticos saturados por meio de técnicas de produção, design de personagens, gags e montagem cinematográfica. Os curta-metragens analisados neste trabalho apresentam a personagem do fora da lei e do trabalhador rural, característicos do cinema nacional contemporâneo, conhecidos como a figura do cangaceiro e do sertanejo folclórico, e toda uma poética expressa através da representação de costumes, crenças e manifestações artístico-culturais explorados na visualidade de elementos cenográficos e figurino. Buscaremos compreender quais significações são desdobradas por estes desenhos animados que, de certa forma, não apenas incorporam os paradigmas da animação globalizada, mas principalmente, os "retemperam" no contexto social regional, evidenciando nossos problemas políticos e sociais, valores, emoções, expressão artística e poética.