PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: FÁBIO PEREIRA DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO PEREIRA DA SILVA
DATA: 07/12/2020
HORA: 09:30
LOCAL: VIRTUAL POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM ARTES VISUAIS / PICOS-PI
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. Docente. Artes Visuais. Educação Básica.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente dissertação é fruto de um processo de reflexão vivenciado a partir da minha
trajetória profissional como professor de Arte da rede municipal de ensino da cidade
de Picos-PI, e tem como objetivo geral compreender o perfil, a participação e avaliação
dos docentes que ministram o componente curricular Arte no Ensino Fundamental II,
em formações continuadas ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação de
Picos-PI (SEME). As perguntas que mobilizam a pesquisa são as seguintes: como
está sendo proporcionada e qual a avaliação dos docentes de Arte que já participaram
ou participam de formações continuadas ofertadas pela Secretária Municipal de
Educação de Picos-PI? Quais seriam, na avaliação desses docentes, seu perfil, as
dificuldades e as potencialidades dessas formações para o ensino de Artes Visuais?
O referencial teórico está fundamentado nas contribuições de Barbosa (2015), Brasil
(2017), Ferraz e Fusari (2009-2010), Fonseca da Silva e Buján (2016), Nóvoa (2002),
Souza (2018), Vasconcelos (2011), entre outros autores relevantes para esta
pesquisa. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, mediante a aplicação de
questionário e entrevista aos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para a interpretação
dos dados, adotou-se a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os
resultados indicam que as formações continuadas para docentes de Arte ofertadas
pela SEME/PI demarcam contribuições significativas para os professores, visto que
de fato agregam novos conhecimentos que necessitam levar em consideração
premissas de suas experiências profissionais. Portanto, as decorrências desta
pesquisa também mostram que as formações devem ser repensadas, ou seja,
precisam ser objeto de reflexão, com vistas a terem um olhar mais concentrado nesse
modelo de formação que são ofertados aos professores de Arte da referida rede de
ensino. Os resultados do estudo sinalizam e apresentam contribuições para uma
reflexão sobre as potencialidades das formações continuadas intensificarem e
fortalecerem as práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1050968 - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO
Interno - 1860542 - FABIOLA CRISTINA ALVES
Externo ao Programa - 1465944 - SICILIA CALADO FREITAS