PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: CARLA MARINHO BRITO

DISCENTE: CARLA MARINHO BRITO
DATA: 07/06/2013
LOCAL: UFPB
TÍTULO: Visualidades da Fortaleza de São José de Macapá em interação com uma Escola Pública da Cidade de Macapá
PALAVRAS-CHAVES: Visualidades, Patrimônio Cultural, Ensino de Arte.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

A Fortaleza de São José de Macapá, fortificação militar portuguesa do século XVIII, possui (como patrimônio material brasileiro e artefato cultural), na atualidade, uma significação relevante para uma parcela considerável de sujeitos sociais do Estado do Amapá.  Sua imagem e diversas visualidades se fazem presente no cotidiano, sobretudo da cidade de Macapá. Dessa forma a presente pesquisa se propõe em seu objetivo geral, investigar como são as visualidades da Fortaleza de São José de Macapá em interação com uma Escola Pública da Cidade de Macapá. Para tanto a pesquisa apresenta referenciais teóricos, reflexões e questionamentos num percurso que engloba questões relativas às imagens e visualidades principalmente da fortificação que são veiculadas no cotidiano; questões relativas a patrimônio cultural, memória, identidade evidenciando a fortaleza em sua construção patrimonial, a relação social das pessoas com este patrimônio e ainda investigando quais imagens e visualidades são geradas pelo Museu Fortaleza de São José de Macapá - MFSJM na efetivação de uma possível consciência de preservação patrimonial. E por fim, aborda a vivência da pesquisa de campo na Escola Estadual Tiradentes para investigar e analisar principalmente a problemática das visualidades dessa fortaleza no âmbito da educação (disciplina Arte), ressaltado, sobretudo as concepções e interpretações visuais de uma parcela de estudantes sobre esta fortaleza e suas imagens.

Interno - 1050968 - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 207.499.532-68 - JOSÉ ALBERTO TOSTES - UNIFAP