O desenho, talvez a mais antiga manifestação artística que se têm registro, ainda hoje é alvo de estudos e questionamentos sobre sua natureza e motivações, assim como o é a própria arte, a despeito dos preconceitos que os envolvem. O presente estudo tem por objetivo investigar o desenvolvimento da expressão gráfica através do desenho, em um grupo de estudantes do 8º ano da Escola Estadual de Paulista, na cidade de mesmo nome, no estado de Pernambuco, Brasil. Este grupo participou de jogos e vivenciou estratégias pedagógicas com base na teoria das Inteligências Múltiplas.
Inicialmente, este estudo faz um levantamento das metodologias no ensino de desenho no Brasil, de forma a entender as concepções de cada uma delas, e como o ensino artístico por muito tempo se resumia ao ensino do desenho. O trabalho faz uma retrospectiva dos estudos sobre a inteligência, e suas diferentes formas de concebê-la, para chegar à relação existente entre cognição e a expressão gráfica, buscando ampliar o debate em torno da habilidade artística e do dom.
A pesquisa produzida foi de caráter qualitativo e cunho exploratório, envolvendo entrevistas semi estruturadas, questionários e aplicação de atividades práticas. Adotamos a pesquisa ação (também chamada de pesquisa intervenção) como concepção metodológica, e como forma de geração e análise dos dados.