PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: HAMILTON FREIRE COELHO

DISCENTE: HAMILTON FREIRE COELHO
DATA: 31/05/2013
LOCAL: UFPB
TÍTULO: ARTE NO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM JOÃO PESSOA, PB.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Arte. Educação de Jovens e Adultos. Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

O presente trabalho analisou o ensino de Arte no Ensino Médio, em escolas públicas de Ensino de Jovens e Adultos – EJA na cidade de João Pessoa – PB. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa exploratória, no qual foi tomado como base a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Educação de Jovens e Adultos Professor Geraldo Lafayette Bezerra e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, da Universidade Federal da Paraíba – NEJAEM/UFPB. O perfil dos professores e alunos, as abordagens metodológicas, bem como as condições e recursos nas escolas selecionadas também foram investigados.  Os dados foram colhidos por meio de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas, questionários e observação do cotidiano das escolas. Os resultados mostraram que nessas escolas é possível ensinar a disciplina Arte sem formação específica e que ainda persiste a prática da polivalência. Os jovens e adultos que por algum motivo não freqüentaram a escola em suas idades apropriadas têm entre dezessete (17) e sessenta (60) anos e encontram-se inseridos no mercado de trabalho, ocupando cargo de baixa remuneração por causa do nível de escolaridade. As abordagens metodológicas utilizadas no ensino/aprendizagem de Arte, em tais escolas estão em desacordo com a Lei 9.394 de 1996 e com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. A falta de sala de aula adequada, livro didático e metodologia apropriada para o ensino de arte, além da carga horária restrita, são fatores que contribuem para evasão elevada dos alunos.

Presidente - 337168 - LIVIA MARQUES CARVALHO
Interno - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE