PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: MARIA RAQUEL ALVES DA SILVA

DISCENTE: MARIA RAQUEL ALVES DA SILVA
DATA: 08/02/2021
LOCAL: VIRTUAL POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: A QUADRINISTA ACIDENTAL E O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA SÉRIE DE QUADRINHOS JENERICOS
PALAVRAS-CHAVES: Quadrinhos, Arte Sequencial, Crítica Genética, Processo Criativo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Essa dissertação tem caráter analítico-reflexivo acerca do processo de produção de uma série de histórias em quadrinhos voltadas para internet de nome jenericos. Tem como objetivo utilizar a metodologia da crítica genética para analisar o processo de produção das histórias em quadrinhos, partindo do ponto de vista de uma não-autora de quadrinhos num processo novo de autoria. Partimos do escopo teórico da crítica genética da autora Cecília Salles (2008), dos estudos em quadrinhos do quadrinista Scott McCloud (1995) e do processo analítico-reflexivo da autora em questão. Tem como relevância aproximar a área das histórias em quadrinhos da área das artes visuais através do uso de ferramentas metodológicas típicas das artes visuais e mostrar o processo de criação de uma série de quadrinhos feitas por uma autora iniciante, seus percursos, dúvidas, bem como as modificações de caminho feitas durante o período da pesquisa e de criação das histórias. A dissertação estrutura-se em três partes: a primeira abordando os conceitos de crítica genética, bem como suas aplicações no trabalho em questão; na segunda parte, será abordada noções introdutórias acerca das histórias em quadrinhos e na parte final será discutido todo o processo de produção da referida série de quadrinhos.
Presidente - 1804010 - ALBERTO RICARDO PESSOA
Interno - 1860542 - FABIOLA CRISTINA ALVES