PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA LUÍZA MOREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUÍZA MOREIRA DA SILVA
DATA: 22/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: VIRTUAL POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: DO ESBOÇO À IMPRESSÃO: O PROCESSO DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO EM JEAN – BAPTISTE DEBRET NAS ILUSTRAÇÕES DO VIAGEM PITORESCA E HISTÓRICA AO BRASIL (1835).
PALAVRAS-CHAVES: Jean-Baptiste Debret. Brasil século XIX. Estudos críticos de processo. Esboços, aquarelas e impressão. História da Arte.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta dissertação, investiga e analisa o processo de Jean – Baptiste Debret (1768 – 1848), nas ilustrações do Vaigem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1835). Artista francês que desembarcou no Brasil junto a Missão Artística Francesa em 1816. A pesquisa examina com olhar investigativo as fontes visuais referentes ao objeto de estudo: esboços, aquarelas e gravuras, pretendendo identificar o processo de criação e produção do artista nessas três áreas. Buscamos compreender como Debret planejou e realizou sua atividade não oficial exercida em terras brasileiras. A investigação justifica-se como continuidade do meu trabalho de conclusão de curso concluído em 2018, acerca desse mesmo artista, a partir do qual levantou-se novas possibilidades de interpretação de suas obras. Justifica-se ainda pela ausência de estudos aprofundados e dedicados ao processo criativo do artista. A dissertação visa o estudo crítico de processo de criação e produção de Debret a partir da perspectiva da crítica genética/ crítica de processos, que propõe compreender como a obra de arte é criada e produzida, partindo também dos passos que o artista deu em direção a sua própria obra. Para compreender o contexto histórico e a própria vida do artista, são utilizadas referências de autores como Júlio Bandeira, Pedro Correa do Lago, Elaine Dias e Valéria Lima. Teoricamente, destacam-se as contribuições de Cecília Salles, na compreensão dos fundamentos do processo criativo, fundamentados na discussão referente ao processo de criação e sua relação com as artes visuais, partindo dos vestígios deixados pelo artista, indicando seu processo criador e sua produção artística.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1050968 - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO
Presidente - 1370044 - LUCIENE LEHMKUHL