PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: DAYANE DANUBIA MONTEIRO

DISCENTE: DAYANE DANUBIA MONTEIRO
DATA: 24/02/2021
LOCAL: VIRTUAL POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: ARTES VISUAIS NO INSTITUTO DE CEGOS DO RECIFE
PALAVRAS-CHAVES: Cego. Deficiência Visual. Educação Inclusiva. Ensino de Arte. Instituto Antônio Pessoa de Queiroz.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O presente estudo parte do interesse em compreender as práticas artísticas voltadas para o ensino de Artes Visuais para pessoas com Deficiências Visuais no Instituto Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ), na cidade do Recife/PE. A instituição atua no atendimento especializado para pessoas com Deficiência Visual, proporcionando formação educativa; atividades profissionalizantes, culturais e de lazer. Se debruçou sobre o histórico da fundação do IAPQ, além de apreender a respeito das perspectivas dos alunos e professores que vivenciaram experiências educativas no Instituto; identificar as atividades realizadas e refletir sobre os aspectos das políticas públicas voltadas para a educação inclusiva. A metodologia utiliza-se da pesquisa bibliográfica, qualitativa, social e interdisciplinar, tratando das reflexões sobre o ensino de Arte e a Educação Inclusiva. Os dados da investigação foram coletados no acervo particular do IAPQ, no arquivo público e através da realização de entrevistas por meios pessoais e tecnológicos. A coleta de dados e sua leitura relata que houve uma variedade de cursos/atividades de curta duração ofertados pelo Instituto, que em sua maioria se concentraram em atividades manuais e com o fim específico para a produção de renda pessoal ou com finalidades voltadas ao desenvolvimento do IAPQ. No entanto, todas as atividades não foram ou são ações permanentes, uma vez que dependem de um instrutor ou profissional para desenvolvê-las com os estudantes. Várias das atividades ofertadas foram resultantes de trabalhos voluntários e ou, esporadicamente, de funcionários da Santa Casa de Misericórdia ou ainda de parcerias temporárias firmadas entre o Instituto e o SENAI e SENAC. A pesquisa também aponta a presença de preconceitos históricos arraigados no tratamento com os Deficientes Visuais quanto à carência e percepção das necessidades de avanços na formação da sociedade, em seu todo, e da formação específica dos seus profissionais em sua especificidade.
Externo à Instituição - FABIANA CRISTINA DA SILVA
Presidente - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE