PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: João Valdívio Lôbo Maia

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: João Valdívio Lôbo Maia
DATA: 17/09/2013
HORA: 15:00
LOCAL: UFPB
TÍTULO: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS IMAGENS DE CORPO E ALMA, ESCULPIR SEGUNDOS E ENTRECORPUS
PALAVRAS-CHAVES: Fotografia contemporânea; Processos de criação; Corpo e Alma; Esculpir Segundos; entreCorpus.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

O nu povoa as artes desde os primórdios. Permanece renovado pela inquietude criativa de artistas em contínuos processos evolutivos que superam a temeridade do desconhecido, realizando intrigante-instigantes viagens ao hipotético universo inicial da espécie humana. O fascínio que esse tema desperta confunde–se com o existencialismo contraditório entre corpo e alma. O presente trabalho relaciona o cometimento perquisitivo de três trabalhos fotográficos de nossa autoria, que usa o corpo nu como matéria construtiva, tendo os processos de criação e os estudos genéticos como aporte teórico. O conglomerado de informações e registros que levantamos nessa dissertação resgata a gênese dos projetos Corpo e Alma, Esculpir Segundos e entreCorpus para prover a sustentação genética das imagnes relacionadas. A base de deslindamento deste trabalho foi o nosso acervo fotográfico, que está localizado em João Pessoa - PB. Analisamos o nosso acervo, visando compreender o processo artístico tendo como parâmetro métodos de investigação indicados nos estudos previstos. Tal análise possibilitou desvendar os vestígios das operações perceptivas, imaginativas, memoriais e transformativas, no arquitetar e construir as imagens, e com isto, discutir a metamorfose  processual do nu. No conjunto desse levantamento, pudemos refletir o processo de criação do complexo imagético e proceder uma avaliação do que se pretendia e do que se formou diante das condições possíveis de produção. Se para os estudos genéticos sobre a gênese na criação artística o processo de criação ordena significações de amplitude da obra materializada, neste estudo podemos verificar que esse direcionamento pôde ser autenticado pelas premissas de uma estética tranformada em diversos momentos no desenvolver dos projetos. O parâmetro perceptivo perante as inúmeras anotações relacionadas nesta pesquisa, quando observamos os detalhes de cada documento levantado, podemos suscitar a concretização de outras possibilidades artísticas e a reconfiguração de outras obras em condições de prover reflexões além do que representa os projetos finalizados e entregues ao público. Desta forma, concluímos que a obra está permanentemente em processo. Se no arcabouço desta dissertação, suscitamos essas configurações renovadoras; noutros momentos, o processo de reclassificação dessas mesmas obras pode vir a ser considerado objetos discursivos em condições que ultrapassam o universo estrutural das obras realizadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 335921 - ANNELSINA TRIGUEIRO DE LIMA GOMES
Externo ao Programa - 336290 - JOSE DAVID CAMPOS FERNANDES
Interno - 000.000.000-00 - MADALENA DE FATIMA ZACCARA PEKALA - null