PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: ISIS AMARAL MERO

DISCENTE: ISIS AMARAL MERO
DATA: 31/05/2021
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: ARQUITETURA DA INOVAÇÃO AS ARTES VISUAIS E OS CENTROS DE INOVAÇÃO UNIVERSITÁRIOS: ESTUDO DE CASO CI E LABCRIATIVO UNIPÊ-PB
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais. Centros de Inovação Universitários. Núcleo de Inovação LabCriativo UNIPÊ.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta é uma pesquisa qualitativa sobre a relação entre as artes visuais e os Centros de Inovação Universitários, com estudo de caso desenvolvido no Centro de Inovação (CI) e no Núcleo de Inovação (NI) LabCriativo do Centro Universitário UNIPÊ, localizado no município de João Pessoa, estado da Paraíba. O objetivo geral é de analisar a relevância das artes visuais em Centros de Inovação Universitários e os específicos: analisar conceitos, metodologias e diretrizes nesses centros; estudar as abordagens e as práticas inovadoras em arte, educação e tecnologia e investigar a aplicabilidade das artes visuais no CI e no LabCriativo UNIPÊ PB. O tema está inserido no cenário de crescimento da economia criativa do estado da Paraíba, mediante reconhecimento do município de João Pessoa como núcleo criativo pela UNESCO e de fomento à produção acadêmica por meio de pesquisas na área de inovação e novas tecnologias, bem como do crescimento mundial e regional de investimentos na criação de centros de tecnologia e inovação universitários, o que torna o cenário estudado apto a ser investigado sobre a importância das artes visuais em meio à inovação. Iniciamos a pesquisa pelo estudo dos Centros de Inovação Universitários, onde analisamos o surgimento e a expansão de núcleos de inovação da rede FABLAB, os centros de inovação no estado da Paraíba, a metodologia de gerenciamento de projetos e os processos interdisciplinares de construção e difusão do conhecimento acadêmico. Foram estudados os núcleos inovadores em arte, educação e tecnologia, como o Bauhaus e os ateliês-stúdios Studio Taliesen West, Studio The factory e Studio Olafur Eliasson, bem como os conceitos e as produções inovadoras em arte e tecnologia multissensorial, arte e arquitetura efêmera, metodologia do design thinking e tecnologia em design paramétrico. Esta pesquisa poderá servir de base para inserir as artes visuais nos referidos centros de inovação estudados e como fonte para outras pesquisas sobre o tema.
Externo à Instituição - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 1370044 - LUCIENE LEHMKUHL