PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL AUGUSTO DA SILVA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL AUGUSTO DA SILVA ALVES
DATA: 29/04/2015
LOCAL: Sala 214, CCTA, UFPB, João Pessoa, Paraíba
TÍTULO: Artes Visuais no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Artes Visuais, Ensino médio integrado, currículo, aprendizagem significativa, formação docente.
RESUMO: A presente pesquisa investiga o ensino de Artes Visuais no Instituto Federal de Pernambuco – campus Caruaru. Estabelece uma relação entre a modalidade médio integrada de ensino técnico com a aprendizagem significativa em artes visuais. Para isso, analisa se o ensino de artes visuais está integrado, como pressupõe esta modalidade de ensino, com a formação técnica do estudante. O objetivo central consiste em investigar quais são as concepções teórico-metodológicas utilizadas pelos docentes e que estão presentes no ensino de artes visuais do ensino médio integrado do IFPE. Os caminhos para encontrar possibilidades de aprendizagens significativas no desenvolvimento desta pesquisa seguem as seguintes etapas: levantamento bibliográfico para confronto da literatura pertinente ao recorte temático, mapeamento do ensino de artes visuais no Instituto Federal de Pernambuco para quantificar o número de professores, identificar as localidades e as condições estruturais, aplicação de questionários fechados para discentes, entrevistas com docentes, consulta a documentos escolares: planos de aula, atividades realizadas pelos estudantes, fotografias e vídeos, configurando-se como análise qualitativa dos diversos documentos citados. Até o momento a pesquisa identificou que o currículo de arte no campus Caruaru do IFPE é multifocal, pois apresenta preocupações como a atualização do diálogo dos discentes com a cultura do seu tempo, a formação cidadã, bem como possibilita momentos de ações pedagógicas relacionadas com a formação técnica do profissional de Segurança do trabalho.
Presidente - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE
Interno - 2380107 - ROBSON XAVIER DA COSTA