PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LAUDICEIA ALMEIDA LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LAUDICEIA ALMEIDA LIRA
DATA: 31/07/2015
LOCAL: Sala 214 CCTA UFPB
TÍTULO: O CENATED e os Cursos Livres de Artes Visuais no período de 1999 a 2010
PALAVRAS-CHAVES: CENATED; Ensino de Artes Visuais; Cursos Livres; Narrativa.
RESUMO: Motivada pela atuação como professora e gestora do Centro Estadual de Artes do Ensino Fundamental e Médio - CENATED, esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo histórico desta instituição num recorte temporal de 1999 a 2010, com foco para a sua implementação administrativa, metodológica e pedagógica. Como foram concebidos e ministrados os "cursos livres" de desenho e de pintura, atentando para as ações educativas e metodológicas dos seus professores, é a preocupação central. Utilizou-se uma "metodologia mista", de aspecto documental, bibliográfico, com abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso, para a construção de uma narrativa histórica, na perspectiva de um "flâneur". Como resultado parcial a pesquisa detectou a relevância institucional do CENATED e o oferecimento de "cursos livres" de artes referendados nas concepções teóricas de ensino da arte na época, colaborando para o ensino oficial das artes visuais na cidade de João Pessoa - PB.
Presidente - 1050968 - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO
Interno - 1222028 - MARIA EMILIA SARDELICH