PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSA TÂNIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSA TÂNIA DA SILVA
DATA: 30/07/2015
LOCAL: Sala 214 CCTA UFPB
TÍTULO: A POÉTICA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: AS IMAGENS NO CONTEXTO ESCOLAR DO PROEJA
PALAVRAS-CHAVES: Imagem. Poética. Ensino/aprendizagem. PROEJA.
RESUMO: Esta pesquisa pretende discutir sobre a poética em artes visuais com um grupo de estudantes do PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com o título – “A POÉTICA NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: AS IMAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR DO PROEJA”. Com a pesquisa, pretendo verificar como cada um dos 33 (trinta e três) estudantes da turma do 4º período do curso técnico em eventos no IFPB – Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa, apresentam sua poética pessoal a partir da leitura de imagens. Para isso, fiz uma intervenção pedagógica com aulas de pintura, para explorar experimentações com a cor nas artes visuais. Durante os processos de aprendizagem o objetivo é compreender como cada estudante interage com o seu meio ambiente, interpreta as imagens nele contidas e cria outras imagens significativas. Considerando a pluralidade e os desafios da educação da EJA no segmento do PROEJA, trago como referência uma educação problematizadora, que defende uma pedagogia crítico/reflexivo que envolve o educador (docência) e o educando (ensino/aprendizagem). As teorias que fundamentam esta pesquisa, vislumbram a valorização das dimensões individual e sociocultural do estudante, para despertar nesse, uma visão crítica do seu estar no mundo.
Externo à Instituição - LUCIMAR BELLO PEREIRA FRANGE
Presidente - 371.293.174-34 - MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL - UFPE