PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LIVIA CASTRO DE LACERDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA CASTRO DE LACERDA
DATA: 03/12/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIs) CCTA UFPB
TÍTULO: De ponto em ponto aumento um conto: Ensino de Artes Visuais em Pontos de Cultura do Território de Identidade Portal do Sertão da Bahia.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Arte. Educação Não Formal. Ponto de Cultura.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: A presente pesquisa realizou um estudo sobre o ensino de artes em três Pontos de Cultura do Portal do Sertão da Bahia: a ONG Pé de Arte, Cultura e Educação (PACE), de São Gonçalo dos Campos; a Cooperativa de Teatro para Infância e Juventude da Bahia (CTIJB), de Feira de Santana e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Bárbara (STRSB), de Santa Bárbara, no período de 2009 a 2015. Durante este estudo, o perfil socioprofissional dos educadores foi traçado, enfatizando o papel destes diante as práticas, ressaltando a importância do ensino de arte como um mecanismo de reconstrução social. Foi possível identificar a diversidade das propostas educativas em artes, adaptando metodologias consagradas ou criando novos métodos de ensino para atender um público e local específico. Para chegar a estes dados, foram realizados diferentes levantamentos: análise documental que apontou o histórico dos três Pontos de Cultura estudados, trazendo informações sobre fundação, premiações, profissionais envolvidos, linguagens oferecidas; entrevistas, aplicação de questionários e observação das oficinas de circo, teatro, teatro de bonecos, artes visuais, artesanato e costura que permitiram a compreensão dos métodos adotados, dos mais conhecidos aos inovadores, conhecer espaços educativos e o múltiplo perfil dos educadores, gestores e coordenadores. A pesquisa teve caráter qualitativo, sendo adotado como procedimento metodológico o estudo de caso. A base teórica esteve fundamentada em autores que contribuíram com a discussão dos seguintes pontos: trajetória, definição e contexto da educação não formal (Trilla, Gohn, Freire); conceito e estadualização de Ponto de Cultura (Turino, Rocha, IPEA); o ensino de arte e sua fundamentação (Carvalho, Barbosa, Richter, Hernández, Forquin, Duarte Jr., entre outros).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337168 - LIVIA MARQUES CARVALHO
Externo à Instituição - MAURICIO ANTUNES TAVARES
Interno - 2380107 - ROBSON XAVIER DA COSTA