PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: ANA CLÁUDIA DE OLIVEIRA FREITAS

DISCENTE: ANA CLÁUDIA DE OLIVEIRA FREITAS
DATA: 28/02/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: Entre conversas e visualidades: as práticas em artes visuais na Educação Infantil em instituições públicas da cidade de Guanambi-BA
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais. Educação Infantil. Pré-Escola. Prática Docente
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Artes Visuais e seus processos educacionais, culturais e criativos, do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco – PPGAV UFPB/UFPE, a partir de interesses despertados e experienciados no campo das artes enquanto apreciadora, estudante, artista, mãe e professora de Arte que observa, por diferentes ângulos, as potencialidades dos ambientes educacionais, especialmente no trato das Artes Visuais com crianças, cuja frequência escolar se torna obrigatória aos quatro anos de idade com a Lei nº 12.796/2013 e a qual presencio cotidianamente enquanto professora formadora de uma universidade pública localizada na cidade de Guanambi - BA. A partir das experiências vivenciadas, teve a presente investigação como problematização: como estão acontecendo as práticas em Artes Visuais em pré-escolas públicas da cidade de Guanambi - BA? Diante desta questão, buscou-se compreender como professoras pensam e praticam as Artes Visuais na pré escola de instituições públicas da cidade de Guanambi, Bahia. Para tanto, buscamos compreender o lugar das Artes Visuais nos documentos municipais que regem a Educação Infantil; perceber e identificar as imagens e visualidades presentes no ambiente escolar das crianças, bem como compreender as concepções e práticas de docentes da Educação Infantil, especificamente na pré-escola, acerca das Artes Visuais, por entendê-la como linguagem estética e como tal, um campo de conhecimento com códigos específicos que necessitam de formação e nutrição. No que se refere à orientação teórica, dialogamos com autoras e autores que discutem nos campos Arte Educação, Artes Visuais, Cultura Visual e Infância como: Ana Mae Barbosa (2010, 2009, 2008, 2004, 2001), Luciana Esmeralda Ostetto (2018, 2011), Mirian Celeste Martins (2011, 1998), Susana Rangel Vieira da Cunha (2021, 2005), Paul Duncum (2011, 2010), Loic Chalmel (2004) e Mary Del Priore (2002). Como encaminhamentos metodológicos utilizamos a análise documental de Menga Lüdke e Marli Eliza Dalmazo Afonso de André (2018), a conversa em Raphael de Souza et. al. (2019), Andréa Serpa (2010) e a observação participante segundo Maria Cecília de Souza Minayo (2010), em dois estabelecimentos de Educação Infantil na sede do município de Guanambi – BA e seis professoras, concursadas no município, que atuam na pré-escola. Como instrumentos de registros, lançamos mão dos diários de campo, Maria Cecília de Souza Minayo (2010), e a fotografia, Olga Maria Botelho Egas (2018), aqui entendida não apenas como uma forma de registro, mas como a construção de uma ideia visual do percebido durante a investigação. Por fim, elegemos o Método de Interpretação de Sentidos a partir de Romeu Gomes (2009), objetivando articular nossos objetivos, a base teórica adotada e os dados obtidos empiricamente durante a investigação.
Presidente - 028.072.226-50 - FABIANA SOUTO LIMA VIDAL - UFPE
Externo à Instituição - LUCIANA ESMERALDA OSTETTO