PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: RAISA FILGUEIRA SOARES GOMES

DISCENTE: RAISA FILGUEIRA SOARES GOMES
DATA: 24/07/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: HISTÓRIAS (NÃO) CONTADAS: O ACERVO DE ARTE POPULAR DO CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO E A POTÊNCIA DOS FOLGUEDOS
PALAVRAS-CHAVES: Arte Popular. Centro Cultural São Francisco. Exposições. Acervo. Folguedos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Entre bois, curvas, lacunas, fissuras e carrancas se esmerando para afastar os maus espíritos, há um trabalho curatorial que figura junto a um corpo colonial e contracena com o claro e escuro e os cheios e vazios do lugar, numa relação diversa. Para ver, sentir e ouvir as vozes do acervo de arte popular do Centro Cultural São Francisco é preciso subir a escada de acesso às obras que caminham junto ao tempo, às camadas pueris e metafísicas de uma construção de narrativas, que insistem em ser e estar, quando a máxima é apagar e emudecer. É nesse lugar, nas dependências do Antigo Convento de Santo Antônio, localizado na cidade de João Pessoa/Paraíba, hoje Centro Cultural São Francisco(CCSF), que (re)existe o acervo de arte popular, proveniente da exposição Brasil, Arte Popular Hoje, realizada no final da década de 1980, com curadoria da antropóloga, escritora e museóloga Lélia Coelho Frota, em fusão com o acervo de arte popular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Múltiplas linguagens são contempladas no acervo, bem como trabalhos artísticos de muitas localidades do Brasil, como a xilogravura, a cerâmica, a arte indígena e afro-brasileira, os ex-votos, entre outros. As demais linguagens englobam inúmeras temáticas, tais como, os folguedos e brincadeiras populares oriundas do nordeste do Brasil, a exemplo do Cavalo Marinho, Reisado e Boi de Reis, manifestações artísticas e performativas que contam histórias e simbolizam tradições por meio da dança, da música e dos rituais cênicos. Assim, a pesquisa se objetiva em estudar o acervo de arte popular do Centro Cultural São Francisco, através de um olhar voltado para o diálogo entre os artistas e obras que registraram os folguedos e a potência dessas manifestações culturais para além do Antigo Convento de Santo Antônio. Logo, os objetivos específicos do presente trabalho são: Discorrer sobre os caminhos curatoriais do Acervo de arte popular do CCSF, proveniente da exposição Brasil, Arte Popular Hoje; Revelar histórias (não) contadas, a partir da percepção do acervo em sua totalidade, porém, com um enfoque nos folguedos retratados no universo do acervo e da exposição; Mostrar uma arte popular viva mediante os folguedos brincados na rua, utilizando como ferramenta imagens do acervo que dialoguem com o cenário atual das brincadeiras que acontecem na Paraíba, indo além dos limites espaciais de um museu de pedra e cal e revelando tradições artísticas populares potentes e vivas.
Externo à Instituição - EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA
Presidente - 3119853 - SABRINA FERNANDES MELO