PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: MAYELE MARIA SOUZA DE OLIVEIRA

DISCENTE: MAYELE MARIA SOUZA DE OLIVEIRA
DATA: 15/08/2023
LOCAL: CAC, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
TÍTULO: ...AUTOBIOGRAFIA RETICENTE... Inquietações e narrativas de uma professora de artes
PALAVRAS-CHAVES: Identificação Profissional; Mediação Cultural; Abordagem Triangular
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta produção está inserida no campo do Ensino das Artes visuais e mais especificamente nos processos educacionais em Artes Visuais e tem por objetivo evidenciar a abordagem triangular e a mediação cultural como caminhos importantes para o ensino da arte, explorando as visualidades e possibilidades de produção visual entre o exercício da docência e o desenvolvimento artístico dos(as) alunos(as). Portanto, pretendo nesta escrita destacar minhas primeiras experiências enquanto professora de artes do Centro Educacional Prefeito Eronides Soares (CEPEFS) ancoradas pelas inquietações, conceitos e reflexões acerca da minha identidade profissional, da mediação cultural e da abordagem triangular, além de também explorar como possibilidade investigativa algumas produções visuais minhas e dos(as) alunos(as), entre os anos de 2021 a 2023, nas visitas ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) e Engenho Massangana. Partimos do conceito de Barbosa (2009), que aborda a arte como importante vetor na mediação cultural e social não somente nos espaços educativos museais, bem como na formação do indivíduo em sua totalidade. Nesse contexto, destaco como suporte algumas discussões acerca da construção da identidade, que conforme Hall (2005), é reflexo das multiplicidades do indivíduo moderno e da sociedade que o cerca, sendo essa uma discussão igualmente presente nas ideias de Bauman (2007), que fundamenta essas multiplicidades nos constantes processos de enfraquecimento e mudança da estrutura social e individual solidificada em outrora. Para tanto, toda a escrita, de cunho qualitativo, teve como referência metodológica a autobiografia, que se volta para a subjetividade enquanto parte da epistemologia, considerando seus aspectos individuais na sociedade, como Ferrarotti (1988) evidencia no método biográfico, e Josso (2004) que traz as biografias educativas como relevantes para o processo de formação do indivíduo. O texto está dividido em três capítulos, em que na primeira parte proponho uma contextualização sobre identificação profissional, baseada nas minhas inquietações enquanto professora de artes. Já no segundo capítulo, apresento a mediação cultural ancorada por duas experiências de visitação, como caminho importante para o ensino aprendizagem das artes. E por fim, o terceiro capítulo remonta de maneira visual as produções pessoais e dos meus alunos e alunas do CEPEFS, que refletem direta e indiretamente a proposta triangular de Barbosa (1998)
Externo à Instituição - FABIANA CRISTINA DA SILVA
Presidente - 815.832.140-20 - LUCIANA BORRE NUNES - UFPE