PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: WELLINGTON SOARES GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLINGTON SOARES GOMES
DATA: 10/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA DE UMA BIXA PRETA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO A PARTIR DA DISSIDÊNCIA INTERSECCIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Dissidência interseccional; Bixa Preta; Narrativa autobiográfica; Cultura Visual
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa visa compreender quais as possíveis contribuições da/o professora/r de Artes Visuais para questões relacionadas às dissidências interseccionais (gênero, sexualidade e raça) nas salas de aula da Educação Básica (6º ao 9º ano). Tem como objetivos específicos: a) apresentar e refletir sobre as experiências em sala de aula na Educação Básica pautadas nos processos de pesquisa autobiográfica; b) compreender aspectos das dissidências interseccionais (raça, gênero e sexualidade) e o ensino das Artes Visuais e; c) investigar, experimentar e refletir sobre a metodologia PROVOQUE (Problematizando Visualidades e Questionando Estereótipos) como possibilidade de ação educativa em Artes Visuais na Educação Básica. O estudo acontece nos campos da Educação da Cultura Visual a da dissidência Interseccional e está ancorada na perspectiva da narrativa autobiográfica. O tema da pesquisa tem origem na necessidade de discussões qualificadas sobre a dissidência interseccional nas aulas de aula da Educação Básica e na ausência de registros educacionais a partir de narrativas de profissionais dissidentes, neste caso, uma artista professora e pesquisadora bixa preta. A pesquisa é concluída com o entendimento de que o campo educacional, especificamente o ensino das Artes Visuais na Educação Básica, está cada vez mais transitado por sujeitos dissidentes que, por sua vez, transformam a escola em um espaço de existências possíveis. E ainda, que a escrita autobiográfica é uma estratégia política de legitimação de corpos dissidentes em espaços educacionais e que metodologias de ensino que problematizam visualidades comuns abrem portas para o questionamento das relações de poder.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOÃO PAULO BALISCEI
Presidente - 815.832.140-20 - LUCIANA BORRE NUNES - UFPE
Interno - 1222028 - MARIA EMILIA SARDELICH