PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: RAFAEL AUGUSTO DA SILVA ALVES

DISCENTE: RAFAEL AUGUSTO DA SILVA ALVES
DATA: 18/03/2016
LOCAL: Sala 214 - CCTA UFPB
TÍTULO: A EXPERIÊNCIA EM ARTE NO ENSINO TÉCNICO: INVESTIGAÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Artes Visuais. Ensino médio integrado. Aprendizagem significativa. Prática docente. Currículo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: A presente pesquisa investigou o Ensino de Artes Visuais no Campus Caruaru no Instituto Federal de Pernambuco – campus Caruaru. O objetivo central consistiu em analisar as contribuições do processo de ensino-aprendizagem em Arte favoráveis a uma aprendizagem significativa na modalidade médio integrada do campus Caruaru. Atrelado a este objetivo estão outros como: analisar a relação entre o Ensino de Artes Visuais, o perfil do profissional Técnico em Segurança do Trabalho e os fundamentos da missão do IFPE; analisar a prática de ensino do professor de Arte do campus Caruaru; levantar dados sobre as compreensões dos estudantes sobre o Ensino de Arte no qual estão inseridos; investigar aspectos de uma aprendizagem significativa decorrente da prática docente que explora as fronteiras entre a Arte e o ensino. Durante o período de março de 2014 a março de 2016 foram adotados procedimentos metodológicos que envolve o objetivo central desta pesquisa através de uma análise qualitativa. Desse modo, foram aplicados dois questionários fechados para os estudantes, nos quais 22 responderam o primeiro e 11 o segundo. Também foi aplicado um questionário fechado para oito docentes das disciplinas técnicas desse curso e mais oito entrevistas com os estudantes. Além disso, foram coletadas imagens da localidade onde a pesquisa está inserida, das produções dos estudantes e do professor de arte e foram consultados documentos oficiais e escolares. Tudo isso, interagiu com o lastro teórico que acompanhou esta análise. A pesquisa apresentou os seguintes resultados: ficou constatado que a disciplina de Arte representa apenas 1,52% da matriz curricular do curso Técnico de Segurança do Trabalho. O primeiro questionário revelou que somente 5% dos estudantes do segundo período de Segurança do Trabalho, acreditam na importância de estudar todas as disciplinas de Formação Geral para ter uma boa formação técnica. Metade dos docentes das disciplinas técnicas, do Curso de Segurança do Trabalho, são a favor da redução do quantitativo de disciplinas cursadas pelos estudantes em seis meses. A aplicação de mapas conceituais revelou que, nesta última etapa da educação básica, os estudantes não estavam familiarizados com este instrumento, tampouco com a teoria da aprendizagem significativa. Ficou evidenciado, ainda nos mapas conceituais, que os estudantes compreendem que no Ensino de Arte é importante desenvolver o domínio do sentido da arte e distinguir diferentes formas de expressão. Nesse contexto de ensino e pesquisa foram realizadas pelo professor de arte três produções artísticas que dialogam com o ambiente de aprendizagem. Nesta pesquisa foi possível concluir que o Ensino de Arte no Campus Caruaru do IFPE promoveu um ambiente que contribui para o diálogo com o conhecimento prévio do estudante, bem como interagiu com a prática profissional do Técnico em Segurança do Trabalho.
Externo à Instituição - AARAO PEREIRA ARAUJO
Presidente - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE