PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: JAILSON VALENTIM DOS SANTOS

DISCENTE: JAILSON VALENTIM DOS SANTOS
DATA: 17/03/2016
LOCAL: Sala 2014 CCTA UFPB
TÍTULO: SERTÃO DE LUZ, PEDRA E RESISTÊNCIA: CAMINHANDO POR TERRITÓRIOS DOCENTES EM ARTES VISUAIS NO SERIDÓ - RN.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ensino de arte. Formação docente. Seridó norteriograndense.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: Com esta dissertação, transito pelo campo do ensino de arte e da formação de professores, articulando os saberes e os fazeres docentes que são tramados no contexto da educação básica formal do Seridó-RN. Seu lócus recai sobre seis escolas da rede pública de três municípios: Caicó, Currais Novos e Parelhas. A partir dessa delimitação, elenco algumas problemáticas em torno do tema: qual é a formação inicial dos educadores que ministram aulas de arte na rede pública de ensino fundamental e médio na região do Seridó? Quem são eles e quais são suas concepções sobre arte e seu ensino? As práticas em arte/educação vêm ecoando significativamente na qualidade do ensino de arte nessa região? Como funcionam as políticas de formação em arte junto às secretarias de educação? Estas são constantes ou ficam somente em ações pontuais? A pesquisa seguiu preceitos da cartografia (DELEUZE & GUATTARI, 1995) e caracterizou-se pelo movimento típico dos processos de criação da realidade, pois abarcou as relações humanas e intersubjetivas num jogo que atende o singular e o coletivo ao mesmo tempo, pois atua no “entre”. Foi realizado levantamento bibliográfico durante os anos de 2014 e 2015, considerando, além de fontes impressas encontradas nas bibliotecas públicas dos municípios investigados, documentos que foram consultados em portais de hospedagem disponíveis na rede mundial de computadores, com destaque para os sítios da CAPES, CNPq e SCIELO. A problematização da temática contou com a contribuição de autores como Paulo Freire (1996), Antônio Nóvoa (1999) e Maurice Tardif (2014) nas questões que tangenciam a formação e a prática docente, enquanto Ana Mae Barbosa (2002), Rosa Iavelberg (2003) e João-Francisco Duarte Junior (2001), entre outros, contribuíram com questões específicas da área de Arte. Depois de transitar por esses planos moventes no Seridó, é possível afirmar que o estado brasileiro não forma professores de arte nessa região e, portanto, os educadores que estão à frente do componente curricular Arte nas escolas não têm formação específica nessa área do conhecimento. Desta maneira, esta dissertação inaugura um diálogo sobre a formação e o ensino de arte na região, aprofundando as reflexões sobre as práticas pedagógicas dos educadores que ensinam/aprendem sobre o sentido da Arte no Seridó potiguar.
Externo à Instituição - EDSON CARLOS DE BARRUS
Interno - 337168 - LIVIA MARQUES CARVALHO