PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CHARLES FARIAS SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLES FARIAS SIQUEIRA
DATA: 23/03/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 214 - CCTA UFPB
TÍTULO: A REINVENÇÃO DA IMAGEM DE SI: A CONSTRUÇÃO DE UM PEDAGOGO QUE ENSINA ARTES VISUAIS
PALAVRAS-CHAVES: Autonarrativa. Formação Cultural. Prática docente.
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: A presente investigação tem por objetivo compreender a complexidade do meu processo de formação cultural a partir do momento que assumi ser professor de Artes Visuais, mas com formação em Pedagogia. As experiências aqui relatadas refletem sobre o processo de formação de professor para o Ensino das Artes Visuais, desde o ingresso no ensino público - na extensão do Grupo Municipal Henrique Porfílio da Silva, na Serra do Brejo no Exu - Pernambuco, no período de 2000 a 2004, e na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor José Bizerra de Britto, na Ponta da Serra na Cidade do Crato - Ceará, entre 2006 e 2008 - e, posteriormente, na Licenciatura em Artes Visuais, de 2009 a 2012. Tais experiências resultam das minhas inquietações enquanto docente, atuando em duas escolas - uma no Ceará e outra em Pernambuco -, das limitações da formação em Pedagogia frente às vivências com o ensino das Artes Visuais e, por fim, do percurso sobre os meus processos de criação artística em um curso específico, em uma Licenciatura em Artes Visuais. Partimos de uma autonarrativa de experiência com o ensino das Artes Visuais e memórias da minha formação cultural. Portanto, a pesquisa tem como protagonista o próprio pesquisador que, como professor, assumiu o compromisso de oferecer uma educação artística e estética aos seus estudantes, tendo como formação paralela cursos, leituras e produção de arte. Por ser uma pesquisa de caráter qualitativo empregamos como metodologia a autonarrativa, recorrendo a imagens fotográficas na compreensão de minhas memórias com outros atores sociais. Na busca de refletir sobre autonarrativa, memória e experiência, utilizamo-nos de Candau (2009), Bourdieu (1988), Nóvoa (2006), Bondía (2001) e Josso (2007). E sobre metodologia para o Ensino das Artes Visuais: Barbosa (1988), Ferraz e Fusari (2009), entre outros. Para a coleta de dados, recorremos à bibliografia específica sobre autonarrativa, bem como as memórias das minhas aulas e reflexões sobre o ato educativo. O fio condutor desta dissertação está amparado em fragmentos de memórias evocados dos meus arquivos pessoais, a partir do momento que assumi ser professor, confrontando-me com as negligências do sistema político-educacional das Secretarias Municipais de Educação de Exu-PE e Crato-CE.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FÁBIO JOSÉ RODRIGUES DA COSTA
Interno - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE
Presidente - 371.293.174-34 - MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL - UFPE