PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS GRACAS LEITE DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DAS GRACAS LEITE DE SOUZA
DATA: 29/03/2016
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: ENSINO DE ARTES VISUAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CAMPUS I
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão. Ensino de Artes Visuais. Deficiências Visuais. Ensino Universitário.
RESUMO: A educação inclusiva (MITLLER, 2013) como política educacional presente no ensino universitário brasileiro, busca proporcionar e valorizar as diferenças sociais, políticas, econômicas e de gênero dos educandos com deficiências visuais e incluí-los no processo coletivo de construção de conhecimentos, nas diversas áreas, ampliando as possibilidades e o respeito às diferenças. Nosso objetivo neste estudo é analisar o processo de inclusão de educandos com deficiências visuais nos cursos de Artes Visuais, Pedagogia e Psicopedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Campus I. Buscamos identificar como os docentes,dos referidos cursos, adequam suas estratégias de ensino para trabalhar com esses discentes na UFPB e observar como os mesmos absorvem os conteúdos da área. A metodologia que elegemos para guiar nossa pesquisa foi a abordagem qualitativa (MINAIO, 1993; YIN, 2005), a partir da utilização de multimétodos, tais como: entrevistas semiestruturadas aplicadas aos discentes selecionados pela amostra; observação participante das aulas; registros fotográficos e em vídeo de trabalhos de discentes em sala de aula e registros documentais das estratégias dos docentes. Esta pesquisa, em curso, tem como previsão para conclusão o mês de fevereiro de 2017, com a perspectiva de contribuir para uma melhor relação no processo de inclusão dos discentes com Deficiências Visuais matriculados nos cursos de Artes Visuais, Pedagogia e Psicopedagogia, na Universidade Federal da Paraíba, Campus I.
Interno - 337168 - LIVIA MARQUES CARVALHO
Externo à Instituição - MARIA CRISTINA DA ROSA FONSECA DA SILVA