PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINES SAVIANO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINES SAVIANO ALVES
DATA: 23/03/2016
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: O ENSINO DE ARTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO COM OS PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE CABEDELO - PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva. Ensino de Arte. Formação de professor.
RESUMO: Esse estudo dissertativo buscou na literatura científica relatos que evidenciassem os questionamentos sobre o processo de legitimação da Educação Inclusiva, cujo campo de investigação foi o ensino de Arte no Ensino Fundamental nas escolas municipais de Cabedelo. Principia-se a presente reflexão que sugere conhecer como tem sido a prática docente de Arte em sala de aula e se os professores receberam algum tipo de formação que os habilita a atenderem as demandas de um público tão específico quanto os alunos com algum tipo de deficiência. Essa pesquisa de cunho qualitativo visa contribuir para a ampliação da participação do professor de Arte na Educação Inclusiva cabendo a este profissional desenvolver atividades que contemplem a todos de forma a incluir o aluno que apresente um determinado tipo de necessidade específica decorrente da deficiência apresentada. A pesquisa está sendo desenvolvida nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) de Cabedelo que possuem aluno com deficiência regularmente matriculado. Os dados dessa pesquisa estão sendo obtidos através da aplicação de questionários semi-estruturados com os professores das escolas selecionadas, a Diretoria de Educação Inclusiva (DEI) e a Coordenação de Artes do município. Além disso, consultamos documentos como a Declaração de Salamanca (1994), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a própria Constituição Brasileira (1988), por serem documentos oficiais que tratam de políticas educacionais. A metodologia empregada segue preceitos qualitativos, pois tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento, dentro do processo de pesquisa. O marco teórico da pesquisa envolve saberes do campo da Arte e da Educação Inclusiva, aproximando autores como Morin (2000), Mantoan (2001), Cardoso (2003), Godoy (1998) e Barbosa (2005). Com isso, o ensino de Arte se insere no debate sobre o processo de Inclusão no Brasil e, consequentemente, da necessidade da implantação de mais conteúdos que contemplem a Educação Inclusiva nos cursos de formação de professor de arte, tanto inicial quanto continuada.
Presidente - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE
Interno - 2380107 - ROBSON XAVIER DA COSTA