PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: OLGA MARIA DO NASCIMENTO LOPES CABRAL

DISCENTE: OLGA MARIA DO NASCIMENTO LOPES CABRAL
DATA: 30/03/2016
LOCAL: Sala 214 - CCTA UFPB
TÍTULO: A Relação Entre Escola e Museu na Mediação da Arte Contemporânea para Estudantes do IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Estação Cabo Branco. IFPB. Mediação Cultural. Arte Contemporânea.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: Esta pesquisa trata de um processo pedagógico desenvolvido com educandos do Curso Técnico em Instrumento Musical, do IFPB campus João Pessoa, envolvendo a mediação cultural entre a escola e a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. O objetivo foi o de analisar a contribuição que tais espaços, formal e não formal respectivamente, proporcionaram para a compreensão da arte contemporânea pelos estudantes. A pesquisa é qualitativa, com a utilização de questionários, consulta a documentos das instituições e observação como instrumentos para a coleta de dados. Abordo sobre a arte contemporânea, mediação cultural, a mediação na escola e no museu e educação formal e não formal ou a relação entre escola e museu. Neste estudo apresento e analiso as concepções da coordenadora de mediação e do mediador do museu sobre arte contemporânea, mediação e relação entre escola e museu, entre outras. Trago, como foco principal, a compreensão dos estudantes do IFPB sobre a arte contemporânea antes e após o processo pedagógico e faço uma análise comparativa entre suas concepções sobre essa arte em fases distintas deste processo.
Externo à Instituição - FABIANE PIANOWSKI
Interno - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE