PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE MOREIRA BACURAU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE MOREIRA BACURAU
DATA: 13/04/2016
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: ABORDAGEM SINESTÉSICA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais. Educação Inclusiva. Sinestesia/multissensorialidade.
RESUMO: A presente investigação busca desenvolver por meio de pesquisa exploratória e pesquisa-ação, estratégias e materiais didáticos para ensino de Artes Visuais com perspectivas a uma educação inclusiva. Elegi como proposta norteadora desta pesquisa a multissensorialidade que busca se aproximar de experiências sinestésicas, ou seja, busco conjuntamente com professores de artes e profissionais de atendimento educacional especializado, desenvolver materiais e ações educativas que contemplem mais de um sentido humano (olfato, gustação, audição, tato, visão e equilíbrio) de forma a mobilizá-los simultaneamente, proporcionando uma apreensão ampliada e sensível dos conteúdos, habilidades e valores de artes visuais trabalhados na escola. O recorte da pesquisa se dá em três diferentes lócus: no Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão (NAPSI) da Secretaria Municipal de Educação do município de Juazeiro/BA, no Colégio Municipal Edualdina Damásio Colégio, também em Juazeiro/BA e em uma escola da rede particular de ensino de Petrolina/PE: Vivência Centro Educacional, o qual atua com vistas à Educação Inclusiva. Na primeira etapa da pesquisa realizei coleta de dados quanto a organização da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro/BA. Visitei escolas para conhecer professores de arte, profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Sala de Recursos Multifuncionais. Na segunda etapa, expandirei as incursões para acompanhamento das ações educativas dos profissionais de AEE, dos professores de arte de escolas inclusivas, bem como das atividades de formação dos professores de sala de aula comum para implementar a educação inclusiva. A coleta e construção de dados será feita com professores de arte e profissionais de atendimento educacional especializado por meio de questionários, reuniões de planejamento e construção de materiais didáticos. Para analisar a recepção das propostas educativas pelos alunos, serão observadas as aulas, antes e durante as intervenções. Visando complementar os dados serão feitas fotografias dos materiais produzidos e uso destes na sala de aula. No tocante à análise de dados, utilizarei a análise de conteúdo, a qual busca interpretar como os professores compreendem a educação inclusiva, sua prática docente e percebem a abordagem multissensorial na prática pedagógica para o ensino de artes. Compreendendo que o ensino sempre está vinculado à aprendizagem, analisarei também, a relação estabelecida dos estudantes com as intervenções propostas e materiais desenvolvidos para as aulas.
Externo à Instituição - FABIANE PIANOWSKI
Presidente - 371.293.174-34 - MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL - UFPE