PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO SALUSTIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS EDUARDO SALUSTIANO
DATA: 14/04/2016
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: A CULTURA PERIFÉRICA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: REFLEXÕES A PARTIR DA ESCOLA MUNICIPAL FREI AFONSO NO BAIRRO DO ROGER, JOÃO PESSOA, PB
PALAVRAS-CHAVES: Cultura e Arte periférica. Estética do Cotidiano. Currículo Multicultural.
RESUMO: A presente investigação aborda comparativamente imagens e artefatos produzidos pelos estudantes da Escola Municipal Frei Afonso, localizada no bairro do Roger, na cidade de João Pessoa – PB, com o referencial cultural estético da sua comunidade e com o seu próprio cotidiano. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória. Os caminhos seguidos para se chegar ao objetivo principal desta pesquisa compreenderão a contextualização das referências culturais de um Grupo Focal de estudantes da escola pesquisada, levantamento de dados documentais da escola, investigação das imagens e objetos produzidos pelos estudantes nas aulas de Artes da escola, e a realização de um mapeamento cultural da comunidade onde os estudantes residem. Também para o levantamento de dados contarei com os seguintes instrumentos de coleta: aplicação de questionários, entrevistas, depoimentos, documentação fotográfica e audiovisual. A pesquisa terá o foco de responder se a escola aborda a estética do cotidiano da comunidade e dos estudantes no currículo de Artes, fundamentada por pesquisas bibliográficas voltadas para o estudo da Estética do Cotidiano, da Cultura e Arte da periferia e a Educação Multicultural.
Externo à Instituição - ANDREA PENTEADO DE MENESES
Presidente - 116.096.248-07 - RENATA WILNER - UFPE