PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: SUELAINE LIMA LUCENA AGRA

DISCENTE: SUELAINE LIMA LUCENA AGRA
DATA: 25/04/2016
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: A imagem a seguir: um estudo sobre sequências fotográficas
PALAVRAS-CHAVES: Fotografia. Sequência fotográfica. Arte Sequencial. Duane Michals.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: Sob um ponto de vista mais tradicional, e comum que a fotografia seja tratada enquanto fragmento da realidade, enquanto tecnica capaz de registrar um momento unico, o “instante decisivo”. No entanto, e na busca de revelar outros caminhos seguidos, outras possibilidades fotograficas, que o presente trabalho se fundamenta. A partir do registro de uma acao ou de uma ideia que nao se encerra em um unico instante de captura, a relacao espaco-temporal na fotografia ganha outras dimensoes. Esse tipo de expansao pode ser analisado nas sequencias fotograficas, tema central desta dissertacao. Com isso, nossa abordagem enfatiza trabalhos que apresentam um encadeamento de fotos que, interligadas, oferecem ao espectador uma ideia de continuidade do que se quer expressar. Desenvolvendo uma definicao de sequencia fotografica, analisamos quais seus possiveis modos de criacao e como se da a producao de sentido atraves de elementos visuais proprios da arte sequencial e, claro, da fotografia. Alem disso, destacamos, nessa discussao, a sequencia enquanto forma de se potencializar o carater narrativo e expressivo do meio fotografico, o que, consequentemente, o aproxima de outras areas de expressao artistica. Visamos aqui a fotografia enquanto sistema significante, vasto em possibilidades criativas e sendo cada vez mais absorvido, de formas diversas, pelo campo da arte. A pesquisa teorica e exploratoria deste trabalho tem como base, alem da bibliografia de areas relacionadas ao tema, o trabalho e o processo criativo de alguns artistas que fazem uso da sequencia fotografica em suas obras. Damos destaque especial ao fotografo Duane Michals, figura de grande relevancia no cenario da fotografia contemporanea, sendo precursor na criacao de sequencias fotograficas que se aproximam de historias e poemas visuais.
Presidente - 1126274 - JOSE AUGUSTO COSTA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO DE SIQUEIRA NINO