PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LARISSA UCHÔA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA UCHÔA DANTAS
DATA: 06/06/2016
HORA: 10:04
LOCAL: SALA 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: MANTO DA APRESENTAÇÃO: O CORPO RITUALÍSTICO E ALEGÓRICO DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais. Arthur Bispo do Rosário. Manto da Apresentação. Corpo. Alegoria.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: A presente pesquisa tem como proposta uma analise sobre a obra Manto da Apresentacao, do artista sergipano, Arthur bispo do Rosario. Diagnosticado como esquizofrenico-paranoico, o artista viveu um periodo de quase 50 anos interno na Colonia Juliano Moreira - Rio de Janeiro e produziu um acervo com mais 800 obras. Considerada a peca mais significativa do conjunto de sua obra, o Manto apresenta-se como uma sintese da existencia de Bispo, representada numa imponente veste. Construida pelo proprio artista ao longo de quase 30 anos, a obra e adornada com elementos simbolicos, bordados de modo profuso em sua superficie, com elementos autobiograficos que fazem do Manto uma extensao do sujeito corpo de Arthur Bispo do Rosario. Sua enorme devocao pelo sagrado foi o motivo primordial para o nascimento dessa obra, dando-lhe um carater enigmatico e multipla de sentidos, leituras e interpretacoes. Dessa forma, propomos, neste estudo, compreende-la como um “corpo” extensivo e alegorico da vida do artista. Para tanto, fez-se necessario o estudo sobre o corpo/sujeito por meio da teoria do corpomidia - corpo processual, transitorio e inacabado -, assim, como, o Manto/Corpo. A analise da obra foi norteada pela discussao de alguns conceitos, que explicam a forma como a narrativa construida no Manto esta constituida, tais como: a alegoria, o labirinto, o palimpsesto, a precariedade e a fragmentacao. Ademais, foram analisados temas presentes nessa narrativa, a exemplo da morte, o ritual e o sagrado, como tematicas presentes tanto no cotidiano da vida do artista, quanto em seu processo artistico. A fim de enriquecer nossa discussao e interpretacao dos sentidos proferidos por essa peca polissemica, exploramos, ainda, a historia do vestuario, funcao e os sentidos do vestir, aos quais e estabelecida uma relacao intima e de comunhao entre o corpo/sujeito e a roupa, o mesmo acontecendo entre Bispo e o Manto. A pesquisa tem abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratorios, e, como procedimentos, foram adotados: pesquisa bibliografica e documental, pesquisa de campo, contando com entrevistas abertas com a equipe do Museu Bispo do Rosario, RJ.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 870.046.904-15 - ROBERTA RAMOS MARQUES - UFPE
Interno - 338118 - MARIA HELENA MOUSINHO MAGALHAES PACHECO
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO DE SIQUEIRA NINO