PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: MARIA LAUDICEIA ALMEIDA LIRA

DISCENTE: MARIA LAUDICEIA ALMEIDA LIRA
DATA: 28/07/2016
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: O CENATED e os Cursos Livres de Artes Visuais no período de 1999 a 2010
PALAVRAS-CHAVES: CENATED; Ensino de Artes Visuais; Cursos Livres; Narrativa; Flâneur.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: Motivada pela atuacao como professora e gestora do Centro Estadual de Artes do Ensino Fundamental e Medio - CENATED, esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo historico desta instituicao num recorte temporal de 1999 a 2010. O foco para a sua implementacao administrativa, metodologica e pedagogica. Como foram planejados e ministrados os "cursos livres" em artes visuais, com foco nos cursos de desenho e de pintura, atentando para as acoes educativas e metodologicas dos seus professores, e a preocupacao central. Utilizou-se uma "metodologia mista", de aspecto documental, bibliografico e de memoria, com abordagem qualitativa, para a construcao de uma narrativa historica, na perspectiva de um "flaneur". Como resultado, a pesquisa detectou a relevancia institucional do CENATED, em se tratando do primeiro Centro de Artes, com caracteristica de "cursos livres" e vinculo institucional publico. Conheceu suas finalidades e possiveis contribuicoes para o Ensino de Artes Visuais e a difusao da arte, produzida especialmente por estudantes da rede publica de ensino na Cidade de Joao Pessoa-PB e de outros municipios proximos. Identificaram-se acoes consistentes de um modelo de ensino mais tradicional, referendados nas concepcoes teoricas de Ensino de arte na epoca, baseado na tecnica e na copia, com possiveis insinuacoes nas tentativas de vivenciar um Ensino mais contemporaneo.
Presidente - 1050968 - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO
Interno - 1222028 - MARIA EMILIA SARDELICH