PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: MARINES SAVIANO ALVES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINES SAVIANO ALVES
DATA: 21/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 214 CCTA UFPB
TÍTULO: O ENSINO DE ARTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO COM OS PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE CABEDELO - PB
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais. Educação Inclusiva. Ensino Fundamental. Escolas Municipais. Formação do Professor.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: Esse Estudo de Caso surgiu da necessidade de compreender como o professor de Artes Visuais desenvolve suas praticas pedagogicas inclusivas com os alunos com deficiencia, regularmente matriculados nas escolas municipais de Cabedelo - PB. Objetivando investigar se existem dificuldades relatadas pelos professores de Artes Visuais e, consequentemente, como as praticas de Educacao Inclusiva desses educadores estao sendo realizadas nas escolas municipais do Ensino Fundamental. O campo empirico foi determinado pela Diretoria de Educacao Inclusiva (DEI), Coordenacao de Artes e por duas escolas da rede municipal de Cabedelo PB que possuem Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Os dados desta pesquisa foram obtidos atraves da observacao direta, aplicacao de questionarios semiestruturados, com os gestores e professores das instituicoes selecionadas. A etapa metodologica da pesquisa documental foi realizada atraves da analise da legislacao especifica para a area, tais como: a Declaracao de Salamanca (1994), a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (1996) e a propria Constituicao Brasileira (1988), por serem documentos oficiais que tratam de politicas educacionais. O marco teorico envolveu saberes do campo da Arte, da formacao do professor de Artes Visuais e da Educacao Inclusiva, aproximando autores como Morin (2011), Barbosa (2005), Costa (2010), Fonseca da Silva (2000, 2013), Coll et al (2004) e Bauman (2000, 2013). Os resultados obtidos destacam que os professores de Artes Visuais comecaram a se envolver mais com os conteudos relativos a Inclusao Escolar atraves das acoes promovidas pela Secretaria de Educacao e Cultura e pela DEI; o professor de Artes Visuais nao recebe, na sua formacao academica, subsidios que o torne apto a atender a demanda de turmas de alunos nas quais estao presentes alunos com os mais diversos tipos de deficiencia; as SRM disponibilizadas nas escolas pesquisadas nao sao padronizadas, pois existem diferencas relevantes que comprometem a eficacia dessa complementacao pedagogica. Vale destacar que essas diferencas observadas nas SRM incluem o mobiliario e os recursos tecnologicos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE
Interno - 2380107 - ROBSON XAVIER DA COSTA
Externo ao Programa - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA