PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA DAS GRACAS LEITE DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DAS GRACAS LEITE DE SOUZA
DATA: 22/02/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: ENSINO DE ARTES VISUAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CAMPUS I
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão. Inclusão. Ensino de Artes Visuais. Deficiências Visuais. Ensino Universitário.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: A Educacao Inclusiva (MITLLER,2013), como politica educacional, esta presente no ensino universitario brasileiro, buscando proporcionar e valorizar as diferencas sociais, politicas, economicas e de genero dos educandos com deficiencia visual e inclui-los no processo coletivo de construcao de conhecimentos, nas diversas areas, ampliando as possibilidades e o respeito as diferencas.Nosso objetivo neste estudo e analisar o processo de inclusao de educandos com deficiencia visual (cegueira) nos cursos de Educacao Artistica e Pedagogia na Universidade Federal da Paraiba, CAMPUS I.Buscamos identificar como os docentes, dos referidos cursos, adequam suas estrategias de ensino para trabalhar com esses discentes em sala de aula, na Universidade Federal da Paraiba, CAMPUS I e observar como os discentes absorvem o conhecimento por meio das estrategias utilizadas pelos docentes.A metodologia que elegemos para guiar nossa pesquisa foi a abordagem qualitativa com estudo de caso (MINAIO, 1993 e YIN, 2005) a partir da utilizacao de multimetodos, tais como: entrevistas semiestruturadas (YIN, 2005) considera as entrevistas fontes essenciais de informacao para o estudo de caso. Estas entrevistas foram aplicadas aos discentes e docentes, selecionados pela amostra. Esta pesquisa contribuiu, para uma melhor compreensao de como podemos utilizar estrategias de ensino diferenciadas para atender as necessidades do educando com DV, dentro de sala de aula inclusiva, tornando possivel a aquisicao de conhecimento de maneira a atender as diferencas, por meio de aulas expositivas, descricoes de imagens, recursos da Tecnologia Assistiva como: computador de voz, tornando mais rapido o acesso as informacoes e fomentando a autonomia do educando com DV, scanner em Braille para producao de texto em tempo real, obtendo assim uma melhor relacao no processo de inclusao dos educandos com DV.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337168 - LIVIA MARQUES CARVALHO
Externo ao Programa - 3196422 - NORMA MARIA DE LIMA
Presidente - 2380107 - ROBSON XAVIER DA COSTA